Vítima de infarto, morre em São Paulo Marco Aurélio Garcia, ex-assessor de Lula
Por Edmilson Pereira - Em 7 anos atrás 874
Morreu nesta quinta-feira (20) Marco Aurélio Garcia, ex-assessor para assuntos internacionais da Presidência da República nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva. Professor aposentado do Departamento de História da Unicamp, ele foi encontrado morto por volta das 12h desta quinta-feira em sua residência, na Praça da República, em São Paulo. Há suspeita de que ele teria sido vítima de infarto.
Filiado ao PT e um dos pensadores de esquerda no Brasil, foi idealizador do Brics, grupo de países de economia emergente formado por Brasil, Rússia, Índia e China.
Em 2008, Marco Aurélio Garcia foi flagrado na janela de seu gabinete no Palácio do Planalto, fazendo um gesto obsceno durante o noticiário, que se referia à descoberta de um defeito técnico no Airbus A320 da TAM que fazia o voo 3054 e ultrapassou a pista do Aeroporto de Congonhas, matando 199 pessoas.
O acidente completou 10 anos no último dia 17. O professor acabou apelidado de “top-top”. Ele comemorava a notícia do defeito na aeronave, já que as primeiras notícias culpavam o governo pela tragédia.