Vereador Sales Júnior apresenta projeto para incluir na grade curricular das escolas municipais de Patos matéria sobre dependência química

Vereador Sales Júnior apresenta projeto para incluir na grade curricular das escolas municipais de Patos matéria sobre dependência química

Por Edmilson Pereira - Em 7 anos atrás 843

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Patos, Sales Júnior (PRB), apresentou proposta de projeto de lei para incluir no grade curricular das escolas municipais disciplinas envolvendo os estudos de dependência química e suas consequências neuro-psico-sociológicas (uso de drogas).

O vereador justifica a apresentação da proposta afirmando que o estudo da dependência química e suas consequentes, se apresenta como de relevante interesse social, pois sabemos que o uso de drogas nas escolas é questão mundial e que tem preocupado os educadores, os pais e a sociedade em geral, não podendo o Poder Publico ficar inerte a essa realidade.

Pesquisa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura- UNESCO aponta que jovens experimentam drogas cada vez mais cedo e que a escola e o lugar mais associado ao seu consumo. O uso indevido de bebidas alcoólicas faz parte da vida de mais da metade dos jovens brasileiros. Por outro lado, apenas entre 3% a 15%, conforme a cidade admite usar ou ter experimentado drogas Ilícitas.

Um estudo divulgado no início do ano de 2011, realizado pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP), revelou que 87% dos professores da rede pública tem conhecimento de violência dentro das escolas. A questão dos entorpecentes é a líder do ranking: o tráfico fica com 70% e o uso de drogas, com 67% dos problemas relatados pelos 684 professores ouvidos na pesquisa.

Assim, a inclusão desta disciplina na grade extracurricular da Rede Municipal de Ensino a partir da 5ª série e de relevante interesse público, pois os nossos jovens precisam estar preparados para enfrentar esse grave problema social.