+VACINAS: Ministério da Saúde autoriza uso imediato de vacinas reservadas para 2ª dose em todo Brasil

+VACINAS: Ministério da Saúde autoriza uso imediato de vacinas reservadas para 2ª dose em todo Brasil

Por Edmilson Pereira - Em 4 anos atrás 610

O Ministério da Saúde anunciou neste domingo (21) a liberação para que todas as vacinas entregues sejam aplicadas para 1º dose. Estados e municípios não precisam reservar dose para a segunda aplicação.

A determinação ocorre por conta, segundo o governo Jair Bolsonaro (sem partido), da aceleração da produção por parte do Instituto Butantan e Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) a partir da chegada do insumo importado (IFA) da vacina.

“Com a liberação para aplicação de imediato de todo o estoque de vacinas guardadas nas secretarias municipais, vamos conseguir dobrar a aplicação esta semana, imunizando uma grande quantidade da população brasileira” afirmou, em nota, o ministro da Saúde, o general Eduardo Pazuello.

Essa recomendação já valia para as 5 milhões de doses entregues pelo Ministério da Saúde neste fim de semana. Antes, estados e municípios tinham que reter metade dos imunizantes para a segunda aplicação.

“A medida já vinha sendo estudada há cerca de duas semanas, e foi atendida após garantia da segurança das entregas por parte dos fornecedores”, diz nota da pasta.

Das 5 milhões de doses, 1.051.750 correspondem à primeira remessa de vacinas da AstraZeneca/Oxford, produzida no Brasil pela Fiocruz. Outras 3,9 milhões são referentes a mais um lote da Coronavac.

“A expectativa é que essa distribuição contemple 100% dos moradores de comunidades ribeirinhas e 63% da população em comunidades quilombolas em todo o país”, diz nota do Ministério da Saúde.

Produção nacional

Na segunda (15) a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou que entregaria as primeiras doses da vacina contra Covid-19 produzidas pela instituição ainda nesta semana. De acordo com a instituição, seriam 1 milhão e 80 mil doses até sexta-feira (19).

As primeiras 500 mil seriam enviadas ao Ministério da Saúde até quarta (17). As outras 580 mil, até o dia 19.

Ainda de acordo com a Fiocruz, 3,8 milhões de vacinas serão entregues até março. A expectativa é que, no final do mês, a produção diária chegue a um milhão.

As vacinas são envasadas com o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) importado da China.

Depois de vários atrasos na chegada do IFA, o ingrediente principal da vacina, no dia 12 de março a Fiocruz recebeu notícia de que a China havia liberado o dobro da quantidade prevista – ainda sem data para chegar.

Fonte: Paraíba Notícia com informações de Folha de São Paulo