Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo.

VACINAÇÃO: Neste sábado, 42 mil postos de saúde abrem para vacinar crianças e jovens até 19 anos contra o sarampo

Por Edmilson Pereira - Em 5 anos atrás 750

Crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 são vacinadas no posto de saúde Heitor Beltrão, na Tijuca, zona norte do Rio, para receber a dose contra a pólio e contra o sarampo.

Os postos de vacinação de todo o país estarão abertos neste sábado (15) para o dia “D” de mobilização nacional contra o sarampo. Nesta terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação o público-alvo são crianças e jovens de 5 a 19 anos. Até o dia 13 de março, a meta do Ministério da Saúde é vacinar 3 milhões de pessoas nesta faixa etária. O dia “D” de mobilização nacional é uma parceria do Ministério da Saúde com as secretarias estaduais e municipais de saúde. O objetivo é reforçar a importância da vacinação desse grupo prioritário e conter o avanço de casos e óbitos pela doença.

Durante o Dia D, os postos de saúde de todo o país abrem no sábado para vacinar crianças e jovens de 5 a 19 anos, público-alvo da campanha. Os horários de abertura desses estabelecimentos variam de região para região. Como programação do dia, a coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, Francieli Fontana, participará, pela manhã, da ação de vacinação na Unidade de Saúde Vila Guaíra, em Curitiba (PR). No Rio de Janeiro, estado onde foi notificado a primeira morte por sarampo de 2020, a técnica do PNI, Adriana Lucena, participará da programação no Centro Municipal de Saúde Píndaro Carvalho Rodrigues. A vítima da doença no estado do Rio de Janeiro foi uma criança menor de 1 ano de idade, não vacinada.

“Não é possível termos um óbito sequer de uma criança ou em outra faixa etária por falta de vacinação. Por isso, convocamos todos os pais e responsáveis para garantir a vacinação. Essa é uma responsabilidade de todos”, destacou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

O objetivo da campanha, que faz parte das ações do Movimento Vacina Brasil, do Ministério da Saúde, é ampliar a cobertura vacinal de crianças e jovens, em faixas etárias que ainda não haviam sido convocadas e nem vacinadas, evitando o risco de propagação do sarampo no país. A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa a veicular a partir do dia 07 de fevereiro em TV aberta e fechada, rádio, mídia exterior (painel de metrô, minidoor, abrigo de ônibus) e na internet e redes sociais.

O Dia ‘D’ de mobilização acontece no dia 15 de fevereiro. Nessa data, os postos de saúde abrem no sábado para vacinar o público-alvo. Os horários de abertura desses estabelecimentos variam de região para região.

DADOS DE SARAMPO

Em 2019, 9% (526) dos municípios registraram 18.203 casos confirmados e 15 óbitos por sarampo, sendo 14 no estado de São Paulo e 1 em Pernambuco. Em relação aos casos, São Paulo também registrou o maior número de casos, 16.090 (88,4%) em 259 (49,2%) municípios, seguido dos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Santa Catarina, Minas Gerais e Pará.

Atualmente, nove estados mantêm transmissão ativa do vírus do sarampo, sendo que, em 2020, cinco estados já confirmaram casos: São Paulo (77 casos), Rio de Janeiro (73), Paraná (27), Santa Catarina (22) e Pernambuco (3). Não tendo ocorrido óbitos, até o momento. Os outros quatro estados (PA, AL, MG e RS) ainda não confirmaram casos em 2020, estando em monitoramento devido aos casos ocorridos em 2019.

Fonte: Redação e Agência Saúde