Urbanista Sérgio Chaves é condecorado com medalha "Presidenta Maria do Carmo Conceição Sanchotene" em evento da  SBAU em Belém (PA)

Urbanista Sérgio Chaves é condecorado com medalha “Presidenta Maria do Carmo Conceição Sanchotene” em evento da SBAU em Belém (PA)

Por Edmilson Pereira - Em 5 horas atrás 68

Em solenidade bastante prestigiada, realizada na noite dessa quarta-feira (25), em Belém (PA), o urbanista paraibano Sérgio Chaves foi condecorado com a Medalha Presidenta Maria do Carmo Conceição Sanchotene, maior comenda da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana.

“O que dizer nesse momento? Sinto-me privilegiado e muito feliz de ser merecedor dessa homenagem, que me impulsiona a continuar esse trabalho que comecei a mais de duas décadas como membro da nossa Sociedade Brasileira de Arborização Urbana-SBAU, maior instituição de arboricultura da américa latina, onde recentemente, tive o privilégio de ser presidente por quatro anos e atualmente, exerço o cargo de Secretário Nacional de Articulação Coordenador Governamental e do Programa (TCOW/Brasil – Arbor Day Foudation (FAO/ONU). E como não poderia ser diferente, selo de vez essa relação de amor com a SBAU.

Além dos cargos exercidos na SBAU e Arbor Day Foudation e, como servidor de carreira da prefeitura de João Pessoa encontro-me também Diretor de Estudos e Pesquisas Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente.

Receber a Medalha intitulada Presidente Maria do Carmo Conceição Sanchotene, maior comenda da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, durante a abertura do XXVI Congresso Brasileiro de Arborização Urbana e V Congresso Ibero-Americano de Arborização Urbana, ocorrido na cidade de Belém do Pará na região Amazônica, é para mim prova inconteste de um período comprobatório de minha missão com a natureza e especialmente, minha abnegação com as árvores urbanas brasileiras.

Momento que muito me orgulha e me estimula a dar continuidade a essa causa que um dia escolhi abraçar. E posso afirmar, com toda certeza, que a sensação que toma conta de mim nesse instante é inusitada e estimulante, pois foi com muita responsabilidade que a abracei.  Sobretudo,  porque é fruto da dedicação à arborização pública a partir de minha querida João Pessoa, cidade onde exerci e exerço cargos importantes relacionados ao paisagismo urbano.
Deixo aqui meus agradecimentos a presidente da SBAU, Ana Lícia Patriota Feliciano Marangon, aos Conselheiros Presidentes e a todos os associados da instituição”.

Referência

Falecida em dezembro de 2021 de uma parada cardíaca, ao 69 anos, Maria do Carmo Conceição Sanchotene foi uma apaixonada por árvores. Pioneira no tema da arborização urbana em Porto Alegre e defensora da causa no Brasil, Cacaia, como era conhecida, ela era Bióloga, graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, mestre em Botânica Sistemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Foi diretora da Divisão de Proteção à Flora e Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em Porto Alegre, e gerente técnica da Supervisão de Parques, Praças e Jardins. Participou da comissão que elaborou os estatutos de fundação da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU e da Associação Riograndense de Floricultura. Atualmente, é Diretora Técnica da Empresa Embaúba Arquitetura e Paisagismo Ltda. Representa a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana no Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Porto Alegre.