Unimed JP anuncia suspensão temporária das cirurgias eletivas na rede própria e nos hospitais credenciados à operadora por conta do aumento de casos de Covid
Por Edmilson Pereira - Em 4 anos atrás 541
Em razão do atual cenário progressivo de contágio da pandemia de Covid-19, o Conselho de Administração da Unimed João Pessoa, através de medida emergencial, informa a suspensão temporária do agendamento de novas cirurgias eletivas, tanto na rede própria quanto na rede de hospitais credenciados à operadora, durante o período de 17 à 26 de fevereiro/2021, mantendo válidas a realização das cirurgias
previamente autorizadas. Esta suspensão não abrange os procedimentos de urgência, oncológicos, obstétricos e aqueles com risco iminente de vida ou agravo ao paciente.
Essa medida se faz necessária em face ao aumento exponencial evidenciado nas internações por Covid-19 nos últimos 15 dias. Este ritmo preocupante pode estar relacionado ao relaxamento das medidas sanitárias pela população, aliado à circulação de novas cepas do vírus mais contagiosas e, portanto, potencialmente responsáveis por um maior tempo de internação. Estes dois fatores contribuem para o balanço desfavorável da relação internação/alta e podem promover o colapso na capacidade operacional da rede própria e credenciada.
Cientes da difícil decisão, já postergada em outros momentos, mas adotada por algumas Unimeds, agradecemos a compreensão de todos e nos colocamos à disposição para maior detalhamento. Nosso propósito é garantir o acesso assistencial à saúde para nossos usuários, cooperados e colaboradores.
Vamos seguir no combate à pandemia, respeitando as medidas de distanciamento social, higienização das mãos e uso de máscaras.
Nesta terça-feira (16) a diretoria da Unimed JP já tinha divulgado um comunicado aos seus cooperados relatando o aumento de atendimentos no Pronto Atendimento de pacientes com sintomas gripais, encaminhados ao setor pelos médicos credenciados a operadora.
A Diretoria do HAUW Hospital Alberto Urquiza Wanderley está preocupada com o alto fluxo de atendimentos covid no nosso PA marcadamente em razão por parte de alguns colegas cooperados que atendem pacientes de forma remota (Telemedicina) ou em seus consultórios particulares e encaminham esses mesmos usuários aqui na emergência para fazerem exames bioquímicos e/ou TC de tórax e até mesmo internamentos, às vezes sem indicação e indo de encontro ao nosso protocolo.
Observamos que a desativação de atendimentos com sintomas gripais no Centro Médico – Zona Sul, com certeza também contribuiu para o aumento das demandas no PA.
Enfim, o PA do HAUW está no seu limite de capacidade operacional até porque atendemos também o fluxo não covid.