Turismólogo Ferdinando Lucena recebe Medalha de Mérito Turístico em sessão especial na Assembleia Legislativa

Turismólogo Ferdinando Lucena recebe Medalha de Mérito Turístico em sessão especial na Assembleia Legislativa

Por Edmilson Pereira - Em 5 anos atrás 703

Proposta pelo deputado estadual Nabor Wanderley (Republicano), a Assembleia Legislativa da Paraíba , realizou sessão especial na tarde desta quinta-feira (19), para entrega da Medalha de Mérito Turístico ao diretor do Centro de Convenções de João Pessoa, Ferdinando Lucena. A solenidade também comemorou o Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27 de setembro.

Para Nabor Wanderley, o homenageado tem contribuído ativamente para o desenvolvimento do turismo na Paraíba. “Ferdinando já vem fazendo um trabalho na área de turismo há muito tempo e conduz com muita responsabilidade o Centro de Convenções de João Pessoa, fazendo com que aquele espaço seja realmente um ponto de desenvolvimento do setor cultural, recebendo grandes shows e eventos. Então, isso se dá graças ao trabalho que ele tem feito, não só administrando o espaço, mas também atraindo eventos para João Pessoa”, afirmou.

Ferdinando Lucena ressaltou que a honraria da Assembleia reforça o seu compromisso com o trabalho desenvolvido em prol do turismo paraibano. “O Centro de Convenções, hoje, é uma grande realidade na Paraíba. Existe o turismo antes e depois do Centro, e esse trabalho diuturno é feito exatamente para movimentar a economia do Estado e, em especial, da capital João Pessoa. Dessa forma, nós temos desenvolvimento econômico, social e turístico. Então, essa homenagem chega em boa hora, porque ela estimula, incentiva e aumenta a responsabilidade para fazer muito mais”, destacou.

Já presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, ressaltou que a celebração o Dia Mundial do Turismo é importante para o reconhecimento de um dos setores que mais cresce no estado. “É o setor que mais gera emprego e renda, é uma área importantíssimo. No entanto, o setor ainda é levado como uma brincadeira, principalmente no Brasil, porque a gente ainda não percebeu a força do turismo, que mexe com a agricultura, a pecuária, a construção civil e todas as outras indústrias. Esse tipo de discussão na Assembleia é fundamental para que os parlamentares e a população que assiste percebam, valorizem, impulsionem e cobrem mais ações nessa área”, disse.

Também participaram da sessão os deputados Jutay Meneses e Lindolfo Pires; o vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Júnior; o promotor de Justiça, Amadeus Lopes Ferreira; o vereador de João Pessoa, Lucas de Brito; o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado, Gustavo Feliciano; a secretária de Turismo de Campina Grande, Rosália Lucas; a presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira da Paraíba (Abih-PB), Manuelina Hardman; o presidente da Associação Brasileira de Agência de Viagens, Seccional Paraíba (Abav-PB), Bruno Mesquita; e o presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Rômulo Polari Filho.

Perfil

Ferdinando Lucena é turismólogo, com especialização em Turismo e Desenvolvimento pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em Gestão Pública pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). Foi consultor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae-PB) e professor de Gestão e Captação de Congressos e Eventos. É fundador da Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo, Secção Paraíba.

Atuou como Chefe de Gabinete da Secretaria de Turismo da Prefeitura de João Pessoa entre os anos de 2005 e 2008, além de ser interlocutor do projeto 65 Destinos Indutores do Ministério do Turismo e secretário-executivo da instância de governança do litoral paraibano.

Ferdinando também participou como membro dos conselhos estadual e municipal de Turismo; secretário-executivo da subcomissão parlamentar de Turismo da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP); secretário-executivo da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio/CNC; e membro do Conselho Diretivo da Associação de Conventions Bureaux da América Latina e Caribe.