TREs começam a distribuir as urnas eletrônicas para os locais de votação; são mais de 577 mil urnas eletrônicas
Por Edmilson Pereira - Em 2 anos atrás 383
Depois de testadas e lacradas, é hora da viagem. São mais de 577 mil urnas eletrônicas para serem distribuídas nas seções eleitorais de todo o país, e chegar aos lugares mais isolados do Brasil a tempo das eleições no domingo não é fácil.
No Acre, a operação mobilizou barcos, pequenos aviões, helicópteros. O estado tem 89 comunidades indígenas, ribeirinhas e extrativistas de difícil acesso.
Em Belém, no Pará, escolas já receberam urnas nesta sexta-feira (30). A distribuição continua neste sábado (1º), até alcançar os municípios mais isolados.
No Recife, depois de conferidas uma a uma, as urnas seguiram viagem em caminhões para as 122 zonas eleitorais do estado.
Em Porto Alegre, a distribuição foi concluída e a previsão é terminar no sábado em todo o Rio Grande do Sul.
No Distrito Federal, a menor unidade da federação, o trabalho foi rápido: no início da tarde desta sexta, as seções eleitorais já estavam equipadas com as 6,7 mil urnas.
Em Brasília, as escolas públicas e particulares não tiveram aula nesta sexta para facilitar a montagem das seções eleitorais. As urnas estão todas trancadas em salas, vigiadas por servidores do TRE e policiais militares. Neste sábado, elas serão abertas, montadas e testadas.
Apesar das diferenças regionais, das distâncias, a operação de distribuição das urnas tem um objetivo em comum: garantir o direito ao voto a todos os eleitores, onde quer que estejam.
“O voto é muito importante para que a população participe ativamente da vida democrática do país. O apelo é para que todos prestigiem a nossa democracia, compareçam, votem no seu candidato. Vamos atuar em conjunto na construção desse país”, afirma o presidente do TRE-DF, Roberval Belinati.
Fonte: O Globo