TREINAMENTO: Funcionários da empresa Unitrans são orientados sobre biometria facial e como utilizar corretamente sistema de embreagem
Por Wamberto Ferreira - Em 6 anos atrás 980
Os profissionais que integram a área operacional da Unitrans terão, essa semana, a oportunidade de se familiarizar com o novo sistema de biometria facial, que passará a ser utilizado, a partir de novembro, por todo o sistema de transporte da capital paraibana. Esse é um dos temas que está sendo abordado no treinamento do 4º bimestre do projeto Operador em Ação.
As capacitações começaram hoje (25) e se estendem até a próxima sexta-feira para que todos os motoristas, cobradores e despachantes possam participar. Ela acontece no auditório da Unitrans, em Água Fria, com turmas pela manhã e à tarde.
A implantação do sistema de bilhetagem eletrônica, segundo o coordenador operacional da Unitrans, Maximiano Machado começou com a biometria digital e agora passará para facial. Segundo ele, esse novo sistema além de mais eficiente e completo, permite uma interface com todo o processo operacional tornando a biometria ainda mais precisa, segura e livre de fraudes.
A expectativa é que até final de novembro todos os 548 ônibus de João Pessoa e os 100 veículos que integram a frota metropolitana estejam operando com 100% do sistema de biometria facial. “Essa é uma evolução muito grande para o Sistema e a partir dele ganham todos, os passageiros, as empresas e os operadores”, disse Maximiano. Segundo ele, os passageiros ganham porque têm o preço das passagens calculadas sem o déficit de evasão de receita por fraudes, as empresas porque passam a ter um maior controle de toda a operação e os operadores porque têm um sistema mais moderno, ágil e eficiente.
Não segurar o veículo usando a embreagem, não fazer meia embreagem, não sair com a marcha errada e não apoiar o pé na embreagem. Essas são dicas simples, mas, que nem sempre são utilizadas na prática pelos motoristas e isso acarreta danos às peças que têm sua via útil reduzida drasticamente. “O mal uso da embreagem impacta diretamente na vida útil das peças. O mal uso faz com que ela quebre mais rápido isso gera um prejuízo desnecessário para a empresa que impacta nos custos da operação”, argumentou Charles Queiroz.
Sobre o Projeto
Dividido em cinco etapas este ano (Abril, Maio, Julho, Setembro e Novembro), o Projeto ‘Operador em Ação’ é um Programa de capacitação permanente da Unitrans que existe desde 2012 e aborda temas ligados ao cotidiano dos operadores. Para que todos os operadores participem dos treinamentos, as turmas são divididas por terminais. E para que todos possam participar, sem prejudicar suas escalas, os treinamentos acontecem em dois turnos. Nesta terça-feira participaram os profissionais dos terminais 204, 208, 3200, 5204, 102, 106, 202, 1500, 5100 e 107.
Redação e Assessoria de Imprensa