TREINAMENTO: Empresa Unitrans encerra quarto módulo do "Operador em Ação" com o temática voltada ao atendimento ao passageiro

TREINAMENTO: Empresa Unitrans encerra quarto módulo do “Operador em Ação” com o temática voltada ao atendimento ao passageiro

Por Edmilson Pereira - Em 5 anos atrás 659

A empresa de ônibus Unitrans encerrou, nesta sexta-feira (20), o quarto módulo do projeto “Operador em Ação”, realizado bimestralmente, ao longo do ano. Do dia 16 ao dia 20, motoristas de ônibus e manobristas de todos os terminais da Unitrans compareceram ao auditório da empresa para um treinamento sobre atendimento ao público. A cada módulo do Operador em Ação, um tema é trabalhado e, ao final do ano, o operador que não tiver falta em algum módulo da qualificação e se destacar no desempenho de suas funções, ganham prêmios. Ano passado os melhores operadores ganharam uma viagem a Gramado, no Rio Grande do Sul.

No quarto módulo, as palestras da semana tiveram o tema “A busca por um atendimento diferenciado” e foram ministradas pela Gerente de Recursos Humanos da Unitrans, Izabela Maria, e pela analista de RH da empresa Santa Maria, Amanda Queiroz.

O foco do treinamento foi a necessidade de dar um bom atendimento ao usuário do transporte público (cliente da empresa).Para isso, no encerramento do módulo, a analista de RH, Amanda Queiroz, frisou que é preciso focar na comunicação não violenta, bem como compreender o que exatamente o cliente busca no recebimento do serviço como, por exemplo, satisfação, credibilidade e segurança. “O cliente deseja satisfação, ou seja, ser tratado com cordialidade, com uma comunicação não violenta. Ele deseja também credibilidade, ou seja, o cumprimento do horário, e também quer segurança, que é a condução segura dele até o seu destino”, salientou Amanda.

Para o motorista Valdemir da Silva, o tema foi muito bom, principalmente porque ele diz praticar tudo o que foi dito pelo RH. “Eu me identifiquei bastante com o tema porque é algo que pratico. Sem fazer autoelogio, mas se tem algo que prezo muito é a educação. Dou sempre informações, cumprimento a todos. Além disso, a empatia. Não vou tratar uma idosa com indiferença, por exemplo. Primeiro, porque ela precisa de mim naquele momento, segundo, porque um dia serei idoso também e vou querer que as pessoas me tratem bem”, comentou o motorista do terminal 106.

Seu José Alves Coelho, que em janeiro de 2020 completa 31 anos como motorista, sabe bem do que o colega fala. Na profissão de motorista, como prestador de um serviço por concessão pública, é preciso compreender a importância de ofertar um bom atendimento ao público usuário. “É como foi dito no treinamento: sem bom atendimento não há cliente/usuário. E sem eles não há empresa e, não há emprego, e por aí vai, num efeito cascata”, disse José, acrescentando que é por entender isso que ele sempre participa dos treinamentos. “Venho a todos. A empresa é minha segunda casa. Criei meus filhos aqui e já já me aposento. Só posso agradecer pela pessoa que sou e pelo conhecimento que adquiri aqui”, afirmou ele que atua no terminal 5100 e, junto a Valdemir e outros motoristas, foi destaque em número de passageiros transportados, km/L e cumprimento de horário nesse bimestre. Os melhores de cada terminal receberam um brinde pelo desempenho.

A palestra foi realizada todos os dias desta semana tanto pela manhã como pela tarde para que todos, independente de horário de trabalho, pudessem participar. Na segunda-feira (16) a palestra foi para os motoristas e manobristas dos terminais 301, 2514, 5206, 5600, 302, 2509, 5209, 5603. No dia 17 foram os terminais 106, 202, 204, 208, 3200, 5204, 207, 2303, 3203, 2307. No dia 18 foi a vez dos terminais 102, 1500, 5100, 107,511,510,521,600,522. No dia 19 foram o 303,2515,5210,5605,3507,201,304,517,3510,5310,I006,402. No último dia foram 513,602,603,5103,5104,5101,5105,5106,5107,J001,5601,56002,5603,5605,5606.

Vale lembrar que o ‘Operador em Ação’ é um projeto de capacitação permanente desenvolvido pela Unitrans, que existe desde 2012, e aborda temas ligados ao cotidiano dos operadores. Além de treinar os colaboradores, o projeto tem também o objetivo de reconhecer o esforço, compromisso, dedicação e empenho deles no atendimento e prestação de serviço à população e também na colaboração de um trânsito mais seguro.

O próximo módulo, que também é o último do ano, será em novembro. Ao final do ano, os melhores profissionais recebem uma premiação que pode ser uma viagem, como em 2018, ou premiação em eletroeletrônicos ou eletrodomésticos.