TRANSPOSIÇÃO; Jeová Campos cobra empenho da bancada federal e recursos para a construção do ramal do rio Piancó

TRANSPOSIÇÃO; Jeová Campos cobra empenho da bancada federal e recursos para a construção do ramal do rio Piancó

Por Wamberto Ferreira - Em 7 anos atrás 736

Foto: Nyl Pereira

Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba, na sessão desta quarta-feira (30), o deputado Jeová Campos (PSB), voltou a cobrar da bancada federal a destinação de recursos que assegurem a construção do ramal do Vale do Piancó, numa extensão de 30 km, e que receberá água  pelo ramal do Apodi, que vai captar água em Cajazeiras para levar para a região de Pau dos Ferros e a região de Mossoró (RN).

Jeová destaca que  ramal, que integra o projeto principal da transposição do São Francisco, através do Eixo Norte, é uma obra de mais de R$ 2 bilhões. “São quase 200 quilômetros de obras, ou seja, é uma obra gigantesca, mas já está com o orçamento previsto, para o próximo ano. Já a obra do ramal do Vale do Piancó, que é de apenas 30 km, não tem projeto e não tem previsão orçamentária. O que está fazendo a nossa bancada federal que não cobra do Ministério da Integração a inclusão desta dotação no orçamento de 2018, questionou hoje (30), o deputado estadual Jeová Campos (PSB), durante pronunciamento na Assembleia Legislativa.

Segundo o parlamentar, que participou na semana passada de uma audiência pública em Brasília, com a presença do Ministro da Integração, Helder Barbalho, sobre obras hídricas, essa diferença de situação entre a Paraíba e o Rio Grande do Norte deixa claro a força de mobilização da bancada federal potiguar, liderada pela senadora Fátima Bezerra, e a inércia da bancada federal paraibana, cuja participação na audiência se resumiu a um único deputado, que foi Rômulo Gouvêa, além dos senadores.

“Ai, eu pergunto aos deputados federais da Paraíba: Será que é possível sair dos gabinetes e entender que o Vale do Piancó está sem água e entender que Coremas/Mãe D’água, que abastece mais de 40 municípios, inclusive Pombal e Patos, esse ano teve apenas uma chuva no Rio Piancó, que levou pouca água para Coremas. Não é um contra senso que essa obra não seja uma prioridade na agenda de nossos representantes?”, indaga Jeová.

Para o deputado é preciso que a bancada federal paraibana exija do Ministério da Integração que inclua também, na proposta de orçamento de 2018, não apenas o projeto do Ramal do Vale do Piancó, mas também recursos para a licitação e para a obra. “Nós merecemos um tratamento igual aos nossos irmãos do Rio Grande do Norte. Se vai começar a obra do Apodi, por que não fazer o Ramal do Vale do Piancó que corresponde a apenas 10% da obra do Apodi e é tão necessária e urgente?”, indaga Jeová. O parlamentar anunciou que nos dias 21 e 22 de setembro, será realizada a Caravana das Águas do Vale do Piancó, que vai começar em Mauriti (CE) e terminar com um ato político em Coremas. “Vamos nos mobilizar. Essa obra precisa ser realizada”, finalizou Jeová.

Redação e Assessoria