Theatro Santa Roza comemora 130 anos com programação cultural gratuita

Theatro Santa Roza comemora 130 anos com programação cultural gratuita

Por Valter Nogueira - Em 5 anos atrás 730

As comemorações organizadas pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) iniciam na sexta-feira, 1º de novembro, e seguem até o domingo (03). Todas as atrações são abertas ao púbico e têm entrada gratuita. Fechando a noite de celebração dos 130 anos do Theatro, o palco receberá o espetáculo “Joanas do Brasil”, com alunos do Curso de Teatro da Funesc, em homenagem ao diretor Roberto Cartaxo (falecido este mês).

Uma programação com espetáculos de dança, teatro, circo e música marcará o aniversário de 130 anos de fundação do Theatro Santa Roza, no Centro de João Pessoa. As comemorações organizadas pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) iniciam na sexta-feira, 1º de novembro, e seguem até o domingo (03). Todas as atrações são abertas ao púbico e têm entrada gratuita.

Na sexta, a partir das 19h, o palco do teatro receberá o espetáculo interativo de dança “Ebulição”, com Valéria Vicente (PE). Logo em seguida, às 20h, haverá show com a “Big Band Rubacão Jazz”, da Paraíba.

A programação segue no sábado, dia 02, a partir das 20h, com show da banda paraibana “Berra Boi”, no palco armado ao lado do tradicional Bar dos Artistas, que funciona na área externa do Theatro Santa Roza, ao lado da Escola de Ballet.

Encerrando o evento, no domingo, dia 03, a partir das 19h, haverá encenação coletiva dos alunos do Curso Livre de Teatro, que mostrarão contos relacionados ao Theatro Santa Roza. Também integram a programação apresentações de dança e circo dos alunos das Escolas de Dança do Santa Roza e de Circo da Funesc.

Fechando a noite de celebração dos 130 anos do Theatro, o palco receberá o espetáculo “Joanas do Brasil”, com alunos do Curso de Teatro da Funesc, em homenagem ao diretor Roberto Cartaxo (falecido este mês).

Palco de importantes acontecimentos artísticos e históricos, patrimônio material do Estado e uma das riquezas culturais mais importantes da Paraíba, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Theatro Santa Roza foi inaugurado no dia 03 de novembro de 1889 como um monumento que representa a arquitetura civil de seu tempo, em estilo neoclássico com influência greco-romana.

O edifício, que por dentro se assemelha à proa de um navio, tem paredes construídas com pedras calcárias e camarotes revestidos com madeira do tipo Pinho de Riga – hoje considerada nobre e rara. Todas as intervenções arquitetônicas ao longo da história tiveram a preocupação de conservar o estilo original. Recentemente, o prédio passou por sua mais abrangente reforma, contando com investimento total de quase R$ 4,5 milhões. É considerado ícone da cultura paraibana e patrimônio do Estado, vinculado à Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc).