Tecnologia e Eficiência: Conselheiro Nominando Diniz participa de reunião de trabalho com auditores e apresenta projetos de gestão no TCE-PB
Por Elison Silva - Em 2 anos atrás 421
Investir em tecnologia e nos recursos humanos para ampliar a eficiência do TCE na prestação dos serviços à sociedade foi o principal tema levado pelo novo presidente da Corte, conselheiro Nominando Diniz Filho, durante reunião com os auditores de controle externo do Tribunal de Contas do Estado, na sexta-feira (27). No primeiro encontro com o quadro técnico, o presidente falou sobre seus projetos de gestão para o biênio 2023/2024.
A reunião foi realizada no auditório Ministro João Agripino Filho. O presidente fez um retrospecto dos avanços experimentados pelo Tribunal de Contas ao longo dos anos, especificamente na área de tecnologia. Destacou os investimentos iniciados em sua primeira gestão, lembrando a implementação do processo eletrônico para a eliminação de documentos físicos em papel, exemplificando o protocolo e o diário eletrônico.
Ele reiterou seu compromisso com a transparência, hoje um dos princípios que sustentam as atividades do Tribunal de Contas, daí a necessidade de ampliar o processo eletrônico com as tecnologias de ponta, em especial as novas ferramentas que podem contribuir com o trabalho dos auditores, e exemplificou a “Turmalina”, que é uma ferramenta que tem como finalidade analisar os índices de transparência nos portais eletrônicos dos municípios paraibanos.
O presidente antecipou ainda que pretende investir na melhoria do sistema Sagres, que é uma ferramenta pioneira do Tribunal de Contas no controle e armazenamento dos gastos públicos. Precisa ser alimentado diariamente e estruturado para um melhor acesso público. A ideia é permitir mais acesso à sociedade, possibilitando mais controle social.
Na oportunidade, o conselheiro lembrou as promessas anunciadas em seu discurso de posse, quando reiterou a necessidade de se buscar meios para ampliar a celeridade na tramitação dos processos e os respectivos julgamentos, observando a transparência absoluta no registro das aplicações do dinheiro do povo, interação com as instituições e as universidades e a ampliação dos serviços da Escola de Contas Otacílio Silveira (Ecosil), organismo do TCE destinado ao aprimoramento de gestores e quadros técnicos do próprio Tribunal, do Estado e dos Municípios.
Fonte: Ascom/TCE-PB