Sede da Empaer em Soledade pode se tornar centro de vivência e fortalecer turismo científico na região
Por Edmilson Pereira - Em 3 anos atrás 941
Participaram do encontro o secretário de Agricultura do Estado, Efraim Morais, o deputado estadual Wilson Filho, o presidente da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), Nivaldo Magalhães, o chefe da Estação Experimental, Leonardo Medeiros, o prefeito de Gurjão, José Elias, vereadores de Soledade, secretários e consultores do Sebrae, que estão coordenando a proposta.
O local terá como potencial o turismo científico ligado a caprinocultura e caatinga, turismo pedagógico e ecoturismo. Também haverá no espaço capacitação em cortes especiais e queijos, já que a fazenda costuma produzir itens derivados do leite. De acordo com Geraldo, a Fazenda Pendência já tem acomodações que podem receber até 30 pessoas, podendo ser um espaço de capacitação, visitas e exploração.
“Esse é um projeto de desenvolvimento focado nas nossas potencialidades. A Fazenda Pendência é extremamente rica em experiências, pesquisas e projetos, além de ser um local muito atrativo. Todo esse conteúdo é muito válido e as pessoas têm interesse nesse tipo de turismo, que agrega conhecimento e explora a região. Vamos apresentar Soledade para a Paraíba e o Brasil”, pontuou o gestor.
Com localização estratégica, a Fazenda Pendência pode ser ponto turístico não só de Soledade, mas de toda a região do Cariri. Para atrair e facilitar o acesso e aumentar a circulação de pessoas de outros municípios, a PB-176, que liga a cidade a Gurjão, será asfaltada. A demanda foi apresentada ao secretário estadual Efraim e ao deputado Wilson Filho, que se comprometeram a apresentar o planejamento ao governador João Azevêdo.
“Essa ligação das vias é mais do que uma pavimentação, é ligar a região do Curimataú ao Cariri, ligar Pernambuco à Paraíba, a Paraíba ao Rio Grande do Norte. Vamos mostrar à Paraíba e até ao Brasil a importância da Fazenda, seja no turismo, na geração de emprego, na capacitação e pesquisa”, ressaltou Efraim.
Crescimento do comércio – A Fazenda também poderá ser parceira do desenvolvimento do comércio de Soledade, fornecendo carnes e derivados da caprino e ovinocultura. Na reunião, o prefeito e consultores do Sebrae apresentaram o projeto de requalificação dos espaços, às margens da BR-230, que também poderá ser um local para venda dos produtos.
Fonte: Paraíba Notícia e Assessoria