Secretários da Prefeitura de João Pessoa detalham diretrizes orçamentárias para 2020 em audiência pública na Câmara de Vereadores

Secretários da Prefeitura de João Pessoa detalham diretrizes orçamentárias para 2020 em audiência pública na Câmara de Vereadores

Por Edmilson Pereira - Em 6 anos atrás 1094

Secretários da prefeitura de João Pessoa participaram de uma audiência pública, na manhã desta quinta-feira (30), na Câmara Municipal da Capital para discutir o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2020.

Durante a audiência pública, foram apresentadas as prioridades e metas do Governo relativas às pastas de Saúde, Educação e Planejamento. Os vereadores da Capital têm até 5 de junho, às 17h, para apresentarem emendas à peça, no gabinete do relator, vereador Humberto Pontes (Avante).

Uma das metas da Prefeitura para o ano que vem é a execução do Parque Sanhauá, priorizando o turismo no Centro Histórico da Capital. “Continuaremos investindo na melhoria e transformação da vida do povo, com obras estruturantes. Em 2020, teremos a adequação da Avenida Epitácio Pessoa, retomaremos o Terminal de Integração do Valentina, além de concretizarmos o Terminal de Integração do Varadouro, que terá modais e integrará os municípios da Região Metropolitana de João Pessoa, atendendo a população que habita aqui. Também haverá a criação da Controladoria Geral do Município (CGM), órgão de combate à corrupção e às ações contraditórias aos ditames legais”, afirmou a secretária de Planejamento do Município, Daniela Bandeira.

“Temos processos licitatórios em 2019 que vão se cumprir em 2020. Acompanhamos, durante um ano, como o Ministério da Saúde realizou transferências, para organizarmos o que será mantido em nossa rede”, afirmou Janiza Carvalho, a respeito das necessidades e ações previstas para 2020 na Secretaria Municipal de Saúde e no Fundo Municipal de Saúde (FMS).

Durante a sua exposição, a representante da Secretaria de Saúde Municipal aproveitou para orientar os vereadores da Capital sobre como empregar emendas impositivas ao Orçamento do Município. Ela citou alguns serviços abrangidos pela Saúde, como: atenção básica, saúde bucal, assistência farmacêutica, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), atenção domiciliar, saúde mental, ações de alta e média complexidade, vigilância em saúde, além de prevenção e controle de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Educação terá nova escola e segunda etapa do CEI de Mangabeira

A chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Kaline Barbosa, afirmou que as metas da pasta são “oferecer educação de qualidade aos alunos, proporcionar um ambiente seguro e adequado às práticas educativas e valorizar os profissionais da educação”. Para isso, ela elencou algumas ações a serem realizadas em 2020.

Kaline Barbosa ressaltou a intenção de manter e ampliar ações didáticas, esportivas e culturais da pasta. Ela destacou o programa ‘Geração Alfabetizada’, que busca alfabetizar os alunos na idade certa, entre outros programas, como o ‘Inovação Conectada’, o de prevenção às drogas, dança nas escolas, educação no trânsito, ‘Cordel na Sala de Aula’ e ‘Lei Maria da Penha vai às Escolas’.

Segundo Kaline Barbosa, a segunda etapa do Centro Integrado (CEI) de Mangabeira será concluída em 2020. “Ele vai integrar todas as escolas ao redor de Mangabeira. Os alunos poderão frequentar o CEI no turno oposto ao da escola e realizar diversas atividades, como cinema, esporte, teatro”. Com isso, pretende-se atingir a meta do Plano Nacional de Educação que prevê que 30% dos alunos deve cumprir jornada de tempo integral. “Esse vai ser nosso maior investimento, porque não vai ser só estrutural, mas também de qualidade para os alunos”, avaliou.

Compuseram a mesa dos trabalhos o presidente, vereador João Corujinha (DC); o vereador presidente da Comissão de Orçamento e Finanças da Casa, Damásio Franca; o relator da LDO vereador Humberto Pontes (Avante); a secretária de planejamento, Daniela Bandeira; a gerente da Célula Orçamentária e Programação de Saúde (COPS), a técnica Janiza Costa; a chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Kaline Gonzaga Barbosa; e o diretor de programação orçamentária da Secretaria de Planejamento (Seplan), Jorge Freitas do Amaral.

Ainda participaram da audiência as vereadoras Raíssa Lacerda (PSD) e Eliza Virgínia (PP), os vereadores Tibério Limeira (PSB), Bispo José Luiz (PRB), Leo Bezerra (PSB), Fernando Milanez (PTB) e Marcos Henriques (PT), Carlão (DC), além de diversos secretários e técnicos da Prefeitura da Capital, servidores e sociedade.