Secretário do governo Temer é suspeito de envolvimento com fraudes no Ministério do Trabalho

Secretário do governo Temer é suspeito de envolvimento com fraudes no Ministério do Trabalho

Por Elison Silva - Em 6 anos atrás 701

A Polícia Federal pediu ao ministro Edson Fachin (STF) autorização para realizar busca e apreensão de documentos em endereços do ministro da Secretaria de Governo, deputado federal Carlos Marun (MDB-MS). O pedido foi feito por ocasião da deflagração da 3ª fase da Operação Registro Espúrio, que apura esquema de fraudes para emissão de registro sindical no Ministério do trabalho.

Para a PF, Marun estaria favorecendo sindicatos da indústria frigorífica de Mato Grosso do Sul, Estado em que o ministro mantém base eleitoral.

O ministro Fachin, no entanto, negou o pedido após manifestação da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que se posicionou contrária ao pedido da Polícia Federal. O entendimento foi o de que, por ora, não há indicativos claros de participação de Marun nos supostos crimes investigados pela Operação.

A pedido da PF, o ministro Edson Fachin autorizou o afastamento de Helton Yomura do cargo de ministro do Trabalho, que foi indicado para o cargo na cota do ex-deputado federal Roberto Jeferson (PTB-RJ), condenado no mensalão do governo do PT.

O chefe de gabinete do agora ministro afastado, Júlio de Sousa Bernardo, teve prisão temporária autorizada pelo ministro Fachin, nesta quinta-feira (05).

Durante a operação policial os investigadores também realizaram buscas no gabinete do deputado federal Nelson Marquezelli (PTB-SP)