Secretário de Saúde, Geraldo Medeiros prevê que vacinação por idade contra Covid-19 na Paraíba pode ser iniciada na quinta ou sexta-feira

Secretário de Saúde, Geraldo Medeiros prevê que vacinação por idade contra Covid-19 na Paraíba pode ser iniciada na quinta ou sexta-feira

Por Edmilson Pereira - Em 3 anos atrás 470

Seguindo orientação do Ministério da Saúde e do Programa Nacional de Imunização, a Paraíba deve iniciar até o final desta semana a vacinação contra Covid-19, por idade, em ordem decrescente,  começando a partir de 59 até os 18 anos.

Essa é a estimativa que faz o secretário e Saúde do Estado, médico Geraldo Medeiros. No sábado (29, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne representantes das secretárias estadual e municipais de saúde, referendou a recomendação do Ministério da saúde, autorizada na quinta-feira (27).

Esta nova etapa acontecerá em paralelo com a vacinação do público com comorbidade, idosos que ainda não se vacinaram e outras categorias já iniciadas.

O secretário Geraldo Medeiros enfatiza que o avanço da imunização da população geral será possível graças a uma promessa da Pfizer de enviar doses extra, três vezes por semana. “Há uma previsão de muitas doses da Pfizer, então iniciaremos a vacinação na quinta ou sexta-feira”, reiterou.

A liberação da vacinação do público em geral foi autorizada pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira (28). A coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Francieli Fantinato, entende que país não pode estocar imunizantes no atual momento.

Fiocruz entrega 6.5 milhões de novas doses da AstraZeneca 

Na sexta-feira (28) a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) entregou mais 5,9 milhões de doses de vacina contra a covid-19 ao PNI (Programa Nacional de Imunizações). Nesta segunda-feira (31) a Fiocruz está entregando  outras 600 mil.

Com a nova remessa, mais de 46 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford, produzida no Brasil pela Fiocruz, terão sido entregues ao Ministério da Saúde.

O órgão assegurou que tem 18,5 milhões de doses para envios semanais até dia 3 de julho. “Caso a próxima remessa chegue ainda no início de junho, será possível aumentar as entregas do mês”, disse, em publicação no Twitter.

O novo lote será enviado para todos os estados e para o Distrito Federal nos próximos dias, segundo o Ministério da Saúde. “A estratégia de distribuição é revisada semanalmente em reuniões entre União, estados e municípios, observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios”, informou o órgão.

A vacina da Fiocruz tem intervalo recomendado de 12 semanas entre as duas doses.