Secretária Margareth Diniz apresenta ações do Opera João Pessoa aos Conselheiros Municipais de Saúde

Secretária Margareth Diniz apresenta ações do Opera João Pessoa aos Conselheiros Municipais de Saúde

Por Elison Silva - Em 3 anos atrás 553

A Secretaria de Saúde de João Pessoa participou, nesta quinta-feira (10), de uma reunião do Conselho Municipal de Saúde da Capital, ocasião em que os gestores da pasta, além de ouvirem as demandas dos conselheiros, realizaram a apresentação do plano de ações e atividades na realização do programa Opera João Pessoa.

“O Conselho Municipal de Saúde é um importante órgão fiscalizador que aconselha, orienta e discute o bom direcionamento do que é feito através da Secretaria Municipal de Saúde, composto por diferentes instituições e é nessa diversidade que o diálogo prevalece a as ações são bem encaminhadas. Nesse contexto hoje discutimos sobre o Opera João Pessoa, sobre as etapas que já estão em andamento, que é o recadastramento das pessoas através da regulação, e sobre as etapas a seguir, para que juntos possamos melhorar cada dia mais a assistência prestada à nossa população”, destaca a secretária de Saúde da Capital, Margareth Diniz.

O programa Opera João Pessoa surgiu da necessidade de ampliação da oferta aos serviços de cirurgias eletivas, baseado na identificação da demanda reprimida, por causa da pandemia da Covid-19, e redução de filas de espera por esses procedimentos médicos. As áreas com maiores demandas são cirurgia geral, ginecologia, otorrinolaringologia, urologia, cirurgia vascular e proctologia.

Neste primeiro momento não serão atendidos os usuários que aguardam por cirurgias eletivas ortopédicas. O Opera JP vai seguir um fluxo diferenciado para atendimento a esse público. Dentro do programa, deverão ser realizadas cirurgias de diversas especialidades tanto nas unidades hospitalares administradas pela Prefeitura de João Pessoa, quanto nos hospitais conveniados com a rede pública municipal, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nessa primeira etapa do programa, as equipes da diretoria de Regulação têm ido aos bairros mais populosos para um recadastramento dos usuários que aguardam por cirurgias eletivas. Para realização do cadastro, o interessado deve apresentar documento de identidade com foto, cartão SUS, comprovante de residência e todos os encaminhamentos e exames realizados para a cirurgia e/ou diagnóstico da patologia.

Confira o calendário das próximas ações:

12/03 (sábado) – 8h às 12h – Policlínica Municipal Jaguaribe

16/03 (quarta) – 13h às 16h – USF Integrada Bairro das Indústrias

19/03 (sábado) – 8h às 12h – USF Integrada Cruz das Armas

23/03 (quarta) – 13h às 16h – USF Mudança de Vida (Gervásio Maia)
Os demais bairros serão divulgados posteriormente