Secretaria de Saúde de João Pessoa realiza mutirão de cirurgia vascular com tecnologia avançada no Hospital Municipal Santa Isabel

Secretaria de Saúde de João Pessoa realiza mutirão de cirurgia vascular com tecnologia avançada no Hospital Municipal Santa Isabel

Por Edmilson Pereira - Em 2 meses atrás 6

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa realizou neste sábado (27) um mutirão de cirurgia vascular que beneficiou 24 pacientes que estavam na lista de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). Nos procedimentos, realizados no Hospital Municipal Santa Isabel em pacientes que estavam sendo acompanhados na unidade hospitalar, foi utilizada a tecnologia mais avançada em relação ao tratamento de varizes.

A ação realizada no Santa Isabel é resultado de uma parceria com o grupo Eccos Cursos, que promove cursos na área de cirurgia vascular, e contou com a participação de profissionais de diversos estados, como Paraíba, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Sergipe.

O cirurgião vascular Getúlio Câmara, do Eccos Cursos e um dos organizadores da ação, destacou que além de beneficiar os pacientes que aguardavam pelo tratamento, o evento é uma troca de experiência entre os profissionais envolvidos.

“A ação agiliza a fila de quem espera por esse tipo de tratamento e nela, a gente aproveita para poder divulgar as novas tecnologias e as técnicas mais modernas de tratamento, tanto que nessa ação de hoje nós estamos sendo acompanhados por cirurgiões vasculares de vários estados. São profissionais que que vêm não só contribuir, mas também como uma troca de conhecimento”, afirmou.

A cirurgiã vascular Sarah Rodrigues, do quadro de profissionais do Santa Isabel, ressaltou que os pacientes do hospital atendidos no mutirão foram beneficiados com o que há de mais moderno no tratamento de varizes.

“Nessa ação, especificamente, nós estamos conseguindo tratar esses pacientes de maneira ambulatorial, beneficiando todos com uma técnica chamada endolaser, que é uma técnica minimamente invasiva, um procedimento cirúrgico sem corte, onde a gente trata a veia safena. São técnicas que são realizadas no mundo inteiro e que hoje são indicadas como padrão ouro, ou seja, como referência no tratamento de varizes.

Entre os pacientes atendidos estava a babá Lucineide Temóteo, 35 anos. “Já fazia algum tempo que eu estava aguardando para fazer essa cirurgia e graças a Deus agora apareceu essa oportunidade. É um problema que eu já estava carregando a algum tempo e estava esperando para fazer o procedimento”, disse Lucineide.

Outro paciente atendido foi o motorista Márcio Jeferson Rodrigues dos Santos, de 39 anos, que estava sendo acompanhado há cerca de três meses no HMSI. “A doença estava me incomodando muito e eu procurei o tratamento. Fui encaminhado para o Santa Isabel e fiquei sendo acompanhado aqui, até que surgiu essa oportunidade. Graças a Deus foi rápido”, comemorou Márcio.

Todos os pacientes recebem alta no mesmo dia, após a realização do procedimento.

Foto: Secom/JP