Secretaria de Saúde de João Pessoa promove ações de conscientização sobre Hepatites Virais

Secretaria de Saúde de João Pessoa promove ações de conscientização sobre Hepatites Virais

Por Edmilson Pereira - Em 5 meses atrás 85

O mês de julho marca a conscientização e luta para a prevenção das Hepatites Virais, infecções que, neste ano de 2024, já possui mais de 70 casos confirmados na Capital. Para alertar a população, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está realizando uma série de ações nos serviços que compõem a Rede Municipal de Saúde.

Ao longo do mês, nas Unidades de Saúde da Família (USF) as equipes da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica estão realizando todas as quartas-feiras atividades de conscientização sobre essas infecções. Nas ‘quartas amarelas’ são ofertados testes rápidos e vacina contra hepatite, além de serem realizadas rodas de conversa, palestras sobre formas de prevenção, sintomas de alerta, tratamentos e outros.

No próximo sábado (20), no Hospital Dia Irmã Beatriz Fragoso, das 8h às 12h, serão ofertados serviços que possam colaborar no diagnóstico e prevenção das Hepatites, como a realização de testes rápidos e vacinação. Além disso, também será ofertado atendimento médico com clínico geral e médicos especialistas. A Central de Regulação estará realizando marcações de exames e consultas, e a oferta de outros serviços como exame de sangue e ultrassom, cartão SUS e Práticas Integrativas e Complementares (PICs).

Hepatites virais – As hepatites virais são infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves, que podem ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Na maioria das vezes a pessoa infectada não apresenta sintomas, entretanto, quando presentes, podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, sendo encontrado com maior facilidade na África e na Ásia. De acordo com o Ministério da Saúde, o impacto dessas infecções acarreta em aproximadamente 1,4 milhões de mortes anualmente no mundo, seja por infecção aguda, câncer hepático ou cirrose associada às hepatites.

Mês da conscientização – O Julho Amarelo é celebrado para efetivar ações relacionadas à luta contra as hepatites virais. A Organização Mundial da Saúde (OMS), durante a Assembleia Mundial da Saúde, realizada em maio de 2010, instituiu a data de 28 de julho como o Dia Mundial de Luta contra as hepatites virais. A campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.

Foto: Ivomar Gomes/Secom-JP