Secretaria de Educação de João Pessoa realiza formação com 132 candidatos a cuidadores sociais voluntários

Secretaria de Educação de João Pessoa realiza formação com 132 candidatos a cuidadores sociais voluntários

Por Elison Silva - Em 1 ano atrás 560

A Escola de Formação da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP) realiza, nesta segunda-feira (11), a formação inicial dos 132 candidatos para a função de educadores sociais voluntários. O evento acontece no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. Os profissionais atuarão nas unidades escolares e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

A coordenadora da Educação Especial, Rejane Lira, informou que a Rede Municipal de Ensino dispõe de 1.380 cuidadores voluntários vinculados ao Programa Educador Social Voluntário, somados a mais 150 cuidadores contratados pela Prefeitura, além desses 132 convocamos no início de setembro, que são os últimos da lista de espera da última seleção de 2023, fechando com 1.662 profissionais.

Termo de Adesão – Nesta segunda-feira (11), os profissionais também assinarão o Termo de Adesão ao Programa. Portanto, os candidatos devem ter em mãos os seguintes documentos: certificado de Ensino Médio e curso de cuidador com carga horária mínima de 60 horas; ou certificado de curso técnico na área da Saúde, ou diploma de graduação na área da saúde ou licenciatura para a docência, ou bacharelado em Psicopedagogia; além de cópias legíveis do RG; CPF; comprovante de residência e do cartão bancário no nome do candidato.

O candidato convocado que não comparecer na formação terá um prazo de cinco dias úteis para justificar sua ausência na Secretaria de Educação e Cultura, no setor da Divisão de Educação Especial (DEE).

O cuidador – As atribuições do cuidador são dar assistência ao estudante que possua deficiência física, intelectual, visual, transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades e superdotação quando comprovada a necessidade.

Entre suas funções constam, ainda, os cuidados básicos referente à alimentação, higiene, locomoção, recreação e organização do ambiente escolar para as atividades práticas orientadas pelo professor.

A jovem Mirela, de 17 anos, estudante do nono ano da Escola Municipal Fenelon Câmara, no bairro Ernesto Geisel, sofre de uma doença degenerativa e é cadeirante. Ela necessita de auxílio para praticamente todas as atividades. Sua cuidadora é Jailsa Floriano Paiva.

Sua mãe, Joelma Gabriel, é grata pela assistência a qual a filha tem acesso. “A cuidadora é muito dedicada, educada e paciente. Dá a comida, faz a higienização bucal, já que minha filha usa aparelho dentário”, ressaltou.

Para ela, o programa é essencial. “Para as crianças com necessidades especiais é extremamente necessário a acompanhante, independentes da patologia. É bom também que as cuidadoras tenham conhecimento específico da patologia da criança pela qual ela seja responsável”, opinou.

Jailsa Floriano também acompanha e presta auxílio à Mirela durante as atividades pedagógicas. Sendo essa mais uma das funções do cuidador voluntário visando auxiliar na participação pedagógica do aluno nas atividades em sala de aula e extraclasse.

O estudante João Victor Dantas, de 17 anos, tem Síndrome de Down e está no Ciclo II da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Tharcilla Barbosa da Franca. “Ele ainda não foi alfabetizado. Anteriormente ele estudou em escola particular, mas não conseguiu desenvolver a leitura, nem a escrita”, explica sua mãe, Maria Liliana.

Segundo ela, João Victor está há mais de um ano sendo acompanhado por psicopedagogo, uma vez por semana. Na escola, sua cuidadora é Vanessa Guedes. “Ele gosta muito dela”, disse a mãe do jovem. “Ela é muito dedicada com as tarefas e com o bem-estar dele. Vanessa auxilia no desenvolvimento escolar, e também no desenvolvimento intelectual, pois ele é muito tímido”, acrescenta a mãe.

Na avaliação de Maria Liliana, o programa de cuidador voluntário da Prefeitura de João Pessoa é de grande valia no desenvolvimento de pessoas com necessidades especiais. “Acho de grande valia o programa de cuidadores, pois o aluno tem uma ligação direta com o profissional, onde passa confiança, e também tem uma atenção maior, de mais qualidade”, ressalta.

Fonte: Secom/JP