Secretaria de Educação do Estado reúne diretores de escolas da 1ª Regional para apresentar resultado do SOMA

Secretaria de Educação do Estado reúne diretores de escolas da 1ª Regional para apresentar resultado do SOMA

Por Edmilson Pereira - Em 7 anos atrás 814

Convocados pela Secretaria de Educação Estado, os gestores das 189 escolas que fazem parte da 1ª Gerência Regional de Educação, participaram, na tarde desta segunda-feira (16), do Encontro Regional para o Desenvolvimento da Educação da Paraíba, onde foram apresentados os dados e os resultados do Programa Soma – Pacto pela Aprendizagem na Paraíba. A reunião aconteceu no Centro de Formação de Professores, em Mangabeira.

O secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, apresentou o sistema de avaliação da aprendizagem aos gestores das escolas e destacou a importância de cada escola analisar detalhadamente os dados que são apresentados pelo sistema. “Este é o terceiro encontro que realizamos para que estes gestores compreendam os resultados das avaliações e a necessidade de se ter um pacto pela aprendizagem na Paraíba com tolerância zero, destacando a necessidade do aluno aprender português, produção de textos, operações matemáticas. Isso é essencial! Estamos convocando todos para fazerem parte desse pacto e continuaremos posteriormente com os gestores de Campina Grande e das demais gerências regionais”, explicou o secretário.

As avaliações realizadas pelo Soma contemplam estudantes do primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental. Mais de 13 mil crianças foram avaliadas por um simulado similar à Prova Brasil, com o intuito de perceber quais são as principais carências dos alunos, matriculados no 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, nas disciplinas de português e matemática. A meta do Soma é melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em toda a Paraíba.

SOMA – O Programa Soma tem como objetivo assegurar que todos os estudantes sejam alfabetizados na idade certa, até o 3º ano do Ensino Fundamental, e corrigir o déficit de aprendizagem dos que chegam ao 5º até o 9º ano, visando a qualidade e a equidade educacional no Estado. Para isso, dispõe de diversas iniciativas, entre elas a avaliação e monitoramento do desempenho dos estudantes, a formação de professores e o desenvolvimento profissional de gestores, além de material didático. Essas iniciativas são garantidas a partir da cooperação firmada entre o Estado e 219 municípios da Paraíba. O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) são parceiros do Programa.

A avaliação é necessária para diagnosticar os níveis de alfabetização e letramento de estudantes matriculados na rede pública de ensino da Paraíba. Por meio das Avaliações formativa e somativa, que são aplicadas ao longo do ano letivo, para aferir o desempenho de estudantes da rede estadual e municipais (por adesão) em anos-chave da educação básica, são fornecidos diagnósticos, além de informações das condições de aprendizagem dos estudantes. O programa também serve de orientação para a pactuação de metas cujo objetivo é promover a qualidade e equidade educacional.