Saúde, empregabilidade, beleza, direito do consumidor, Caravana do Cuidar realiza mais de 200 atendimentos em Mangabeira IV
Por Elison Silva - Em 3 anos atrás 274
A Caravana do Cuidar, projeto itinerante promovido pela Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), foi realizada, nesta sexta-feira (18), no bairro de Mangabeira IV. A programação, que levou serviços de saúde, empregabilidade, beleza, direito do consumidor e assistência social, também contou com a participação do grupo de dança do grupo Idosos em Ação.
O prefeito Cícero Lucena esteve presente no evento e ressaltou o caráter social do programa. “A Caravana do Cuidar cumpre o papel de levar cuidado e serviços para a população. Esta ação dá uma demonstração clara de como a gestão opera de forma articulada e cooperativa para garantir qualidade de vida a quem mais precisa. A população pode contar com a Prefeitura de João Pessoa atuando na sua rua, pertinho de sua casa”, afirmou Cícero. O vice-prefeito Leo Bezerra também fez questão de participar e conversar com as pessoas que estavam na caravana.
O grupo Idosos em Ação, responsável pela apresentação de dança no ritmo do carimbó, é um serviço de convivência em parceria com o Cras Mangabeira e a ONG Instituto Integrado de Desenvolvimento pela Vida (IIDESV), coordenado por Betânia Garcia. “São 80 idosos cadastrados no serviço de convivência e, destes, 28 fazem parte do grupo de dança. É sempre uma alegria nos apresentar, ressaltando bem a importância dessas atividades para qualidade de vida deles. A ideia do projeto é exatamente essa, de que não temos idade para ser feliz e curtir a vida com mais leveza”, destacou a coordenadora.
Balanço – A passagem da Caravana do Cuidar pelo bairro de Mangabeira IV resultou em 223 atendimentos, sendo 22 cadastros no Auxílio Brasil; 32 com a equipe do Cras Mangabeira; 13 cadastros no programa Criança Feliz; 1 atendimento no Sine-JP; 2 atendimentos no Acessuas Trabalho; 20 registros na Ouvidoria; 6 atendimentos no Procon-JP; 42 atendimentos de Auriculoterapia; 54 testes rápidos de Glicemia; 6 verificações de pressão arterial; e 25 testes de Covid-19.
Uma das moradoras que aproveitou o serviço foi a Joice Roberta, que está desempregada e veio buscar orientações sobre o Auxílio Brasil. “Eu estou desempregada há mais de um ano e meu marido também está sem emprego, por isso, vim saber como funciona o cadastro no Auxílio Brasil. Facilitou ter o serviço aqui perto, porque tenho duas crianças e não é fácil sair de casa. Estão todos de parabéns pela realização dessa caravana”, relatou Joice.