Sancionada pelo governador João, Lei de Francisca Motta moderniza prescrição médica com atestado digital na Paraíba

Sancionada pelo governador João, Lei de Francisca Motta moderniza prescrição médica com atestado digital na Paraíba

Por Edmilson Pereira - Em 1 semana atrás 5

A deputada estadual Francisca Motta (Republicanos) teve Lei de sua autoria n° 13.379, sancionada pelo governador da Paraíba, João Azevêado (PSB), e publicada no Diário Oficial, nesta quarta-feira (11). A Lei da parlamentar  impõe que clínicas e estabelecimentos de saúde em todo o estado adotem a receita médica e o atestado digital, de acordo com a necessidade do paciente.

A medida traz praticidade e segurança aos paraibanos, além de modernizar o sistema de saúde estadual. De acordo com a lei, tanto médicos quanto odontólogos poderão emitir o atestado médico digital, que será utilizado em casos de afastamento temporário das funções do paciente, em situações excepcionais. O documento digital será registrado em um sistema específico e, em seguida, impresso e apresentado nas farmácias, onde será verificada sua autenticidade.

A deputada Francisca Motta destacou a importância da nova norma, que agiliza e facilita o dia a dia dos paraibanos, em um momento delicado, como o da doença. “A lei garante rapidez e segurança nas consultas e no acesso a medicamentos. É importante dizer que a digitalização desses documentos traz mais controle e preserva o sigilo dos pacientes”, enfatizou Francisca.

A medida também estabelece que o atestado e a receita médica digital deverão conter informações essenciais, como nome e CPF do paciente, identificação e assinatura digital do profissional de saúde, além da Classificação Internacional de Doenças (CID), com o consentimento do paciente. A legislação reforça ainda que os dados ficarão armazenados no sistema por cinco anos, respeitando as normas dos Conselhos de Medicina e Odontologia.

Com a aprovação desta lei, a Paraíba dá um passo importante rumo à modernização da saúde pública, alinhando-se às práticas de digitalização que já são realidade em outros estados e países. A expectativa é de que a nova legislação melhore a relação entre profissionais de saúde e pacientes, agilizando processos burocráticos e otimizando o atendimento.

Fonte: Assessoria de Imprensa