Ricardo adia reunião com APLP, mas deve anunciar nesta segunda reajuste salarial beneficiando professores da ativa e inativos
Por Edmilson Pereira - Em 7 anos atrás 1206
Governador Ricardo Coutinho (PSB) adiou uma reunião que estava agendada para acontecer neste domingo (21), com a diretoria da Associação dos Professores em Licenciatura Plena (APLP), na Granja Santana, para anunciar a tabela com os novos valores salariais dos professores da rede estadual de ensino, a vigorar já partir deste mês de janeiro.
O comunicado adiamento da reunião aconteceu na manhã de hoje. A diretora da APLP tem informado aos seus associados que a promessa do governador é dobrar o vencimento básico do professor estadual, tomando como parâmetro o valor do piso pago em 2015, como também, incorporar algumas gratificações, como; a bolsa desempenho, paga aos professores que estão em sala de aula, e o antigo CEPES, aumentar a gratificação dos diretores, congeladas desde 2003, liberar as promoções horizontais e verticais, além de cumprir integralmente o PCCR do magistério.
A expectativa é que o governador Ricardo anuncie a tabela com os novos valores salariais dos professores do Estado, nesta segunda-feira (22), no programa “Fala Governador”, retransmitido pela rádio Tabajara, emissora oficial do Estado, a partir das 13 horas.
No final de dezembro de 2017 o governo federal anunciou um aumento de 6,81% no piso salarial dos professores para 2018. O piso nacional do magistério passará a ser de R$ 2.455,35 para jornada de 40 horas semanais.
O índice, anunciado pelo MEC, é 4,01% acima da inflação prevista para este ano, que é de 2,8%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA).
Nos últimos dois anos, os professores tiveram um ganho real de 5,22%, o que corresponde a R$ 124,96, segundo o Ministério da Educação.