Renomado cardiologista com PHD em hipertensão tira dúvidas sobre recente decisão da Anvisa e orienta pacientes usuários de Losartana
Em 3 anos atrás 593
A Anvisa determinou, na quinta-feira (23), a interdição e o recolhimento de lotes de medicamentos contendo o princípio ativo losartana. A medida foi tomada devido a presença da impureza “azido” em concentração acima do limite de segurança aceitável.
Losartan ou Losartana é um medicamento da classe dos antagonistas dos receptores da angiotensina. Sua principal indicação é para tratamento de hipertensão arterial. É atualmente comercializado por várias empresas, tendo sido inicialmente desenvolvido pela Merck Sharp & Dohme, e comercializado sob o nome Cozaar.
O médico cardiologista Demostenes Cunha Lima, ex-presidente UnimedJP, usou suas redes sociais neste final de semana para divulgar uma publicação feita pelo renomado, e também cardiologista, Dr. Audes Feitosa, com PhD em Hipertensão e Cardiologia, na qual o especialista revela que muitos pacientes e colegas médicos o tem procurado e consultado perguntando sobre a recente determinação da ANVISA no recolhimento de lotes do anti-hipertensivo losartana, no que ele esclarece.
Primeiro devemos entender o motivo… alguns lotes, de diversos fabricantes, estão contaminados pela impureza azido, que tem potencial cancerígeno.
Deste modo, no dia 24 de junho de 2022, tenho as seguintes orientações:
- 1. Se você está tomando alguma losartana dos lotes que estão na lista de serem recolhidos, devo ligar para o SAC que está na caixa do produto que o laboratório fará a troca imediatamente (e a lista dos lotes está disponível no site da Anvisa.
- 2. Se você vai adquirir uma nova caixa de losartana, fique tranquilo, as farmácias não estão vendendo os lotes que constam na lista de recolhimento da Anvisa. Qualquer dúvida ou insegurança fale com o farmacêutico de plantão da sua farmácia.
- 3. E última orientação, não pare o tratamento e fale com o seu médico sobre qualquer dúvida.
#losartana #azido #anvisa #hipertensão