RELACIONAMENTO: 5 coisas a fazer depois de descobrir que seu parceiro traiu

RELACIONAMENTO: 5 coisas a fazer depois de descobrir que seu parceiro traiu

Por Edmilson Pereira - Em 3 anos atrás 406

Ser traído por um parceiro romântico pode ser doloroso. Muitas vezes, é muito doloroso, porque é uma das piores formas de traição da confiança. Seus direitos foram retirados de você, pelo menos temporariamente. Se você está em um relacionamento monogâmico, tem o direito de não ser traído.

A confiança e a violação dos direitos são grandes contribuintes para a infidelidade que a dor pode causar. A infidelidade pode desencadear consequências devastadoras para um casal e é frequentemente citada como a última pessoa que rompe negócios em um relacionamento, por causa de ambos os abusos emocionais. Apesar disso, mais da metade dos casais decidem enfrentar a tempestade juntos, em vez de se separarem.

Nos casos de relacionamentos mais antigos, não é incomum a mulher descobrir que o seu marido se tornou sugar daddy de uma ou mais meninas mais novas. Um verdadeiro golpe na autoestima delas.

Infelizmente, o processo de cicatrização não acontece da noite para o dia. Sentimentos fortes de mágoa, culpa e ressentimento aparecerão uma e outra vez, mas há esperança. Com perdão, muito trabalho, dedicação e determinação, você e seu parceiro podem se recuperar. Se você optar por ficar juntos após o divórcio, aqui estão cinco coisas a fazer depois de descobrir que seu parceiro traiu.

Transparência completa 

Não pode haver mais segredos e o infiel deve praticar a divulgação completa. Embora a divulgação completa seja dolorosa, permite transparência, verificação e vulnerabilidade. Os casais que se curam da dor da infidelidade precisam ter uma ideia do que deu errado sem acusar.

Embora seja verdade que alguns parceiros se sintam irritados, magoados e traídos quando descobrem que seu ente querido fez algo inaceitável, a divulgação completa é uma das melhores maneiras de recuperar a confiança que acabará por reconstruir a intimidade. Para fazer isso, o infiel deve estar ciente de suas vulnerabilidades e explorar os motivos para retornar ao parceiro.

A infidelidade é uma das coisas mais devastadoras que podem acontecer em um relacionamento. Quando um parceiro trai o outro, deixa cicatrizes ao longo da vida. Às vezes, essas cicatrizes podem não ser evidentes até mais tarde na vida, mas ninguém escapa ileso da infidelidade. Por isso, talvez o universo sugar seja a melhor alternativa pra você.

Um parceiro pode querer uma vida sexual mais ativa sem culpar o parceiro por se distrair e por não iniciar o sexo com mais frequência. É imperativo que você chegue à raiz do problema para realmente lidar com a infidelidade.

Seja honesto 

Construir um relacionamento forte e saudável após a infidelidade dá trabalho, mas também é preciso honestidade. Quando a confiança se esvai devido a mentiras e enganos, a base do relacionamento fica comprometida. Depois que você ou seu parceiro descobrirem a infidelidade, haverá muitas perguntas e muitas dessas perguntas não serão respondidas com facilidade.

Você vai querer entender quem, o que, onde, como e por quê. É melhor que eles respondam a essas perguntas de maneira honesta e aberta. Honestidade é o melhor caminho a seguir em um relacionamento, mesmo quando a verdade dói. Se você sentir que seu parceiro não está sendo honesto com você agora, isso realmente impedirá que você seja capaz de superar a traição.

Tempo e Paciência 

A cura vem com tempo e paciência. Se a pessoa com quem você é infiel e quer voltar para casa, é importante que eles se lembrem de que não poderão colocar o caso em um cofre e trancá-lo. Recuperar a confiança significa que eles devem mostrar que compreendem claramente o que você sentiu e experimentou e provar a você que realmente sentem muito e não repetirão o comportamento.

Também mostra que eles estão dispostos a fazer uma alteração e trabalhar para recuperar sua confiança, não importa o que for necessário. Você provavelmente precisa de muitas provas de que eles são sérios, confiáveis e seguros para amar antes de confiarem em você novamente.

Defensividade 

Defensividade é a principal coisa que seu parceiro deve evitar ao trair. Declarações como “Bem, você não me deu a hora do dia, então o que eu deveria fazer?” na verdade, culpe o parceiro pela traição do infiel. Essa é uma espiral doentia que só levará a problemas. Em vez de fazer declarações acusatórias, faça declarações “eu” como “me senti tão sozinha”. Esta declaração não é responsável por ações. O antídoto para a defensividade? Assumindo responsabilidade pessoal. Para que a confiança e o amor sejam restabelecidos, a pessoa com quem você precisa precisa ter certeza de que está em um ambiente seguro, mas também com poder, onde você pode realmente expressar como se sente.

Esteja atento a quem você fala e o que diz 

Verifique se não há terceiros em seu relacionamento. É fácil permitir que outras pessoas entrem como amigos, pais ou filhos depois que seu parceiro te traiu. Esses indivíduos podem se tornar a terceira perna para ajudar a estabilizar o relacionamento, subconscientemente ou não.

Dar vazão de raiva ou frustração a sua mãe ou amigo é saudável, desde que não interfira na comunicação direta que você faz com seu parceiro. Um não-não ainda maior que muitas pessoas fazem é reclamar com os filhos sobre o pai que traiu. Isso pode prejudicar o relacionamento deles com seu parceiro e criar uma dinâmica prejudicial entre um casal. Também força os filhos a ficarem com um dos pais em particular, o que também pode ser muito prejudicial ao relacionamento.

Casal infeliz 

Não é impossível reconstruir um relacionamento após a traição, mas realmente exige que ambas as partes sejam intencionais. Escolher ficar juntos depois de trair é uma decisão enorme. A infidelidade pode ser sintomática de problemas subjacentes muito maiores que precisam ser tratados para avançar.

É aconselhável procurar aconselhamento de um terapeuta experiente e solidário. Há esperança; cabe ao casal tomar essa decisão.