PSDB retira Bonifácio de Andrada da relatoria de denúncia contra Temer na CCJ da Câmara

PSDB retira Bonifácio de Andrada da relatoria de denúncia contra Temer na CCJ da Câmara

Por Edmilson Pereira - Em 7 anos atrás 945

Pressionado por uma ala do partido, o PSDB decidiu retirar, na tarde desta quinta-feira (05), o deputado federal Bonifácio de Andrada (MG) de uma das vagas do partido na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Na semana passada, Bonifácio foi escolhido pelo presidente da CCJ, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), para ser o relator da denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB) no colegiado.

A decisão do líder do PSDB na Câmara, Ricardo Trípoli (SP), implica na impossibilidade, ao menos momentaneamente, que Bonifácio de Andrada faça o parecer sobre a acusação feita contra Temer pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Agora, ele só conseguirá ser o relator se outro partido com direito a vaga na Comissão abrir espaço para que Andrada retorne.

Pelo regimento da Câmara, os líderes têm a prerrogativa de indicar qualquer parlamentar para compor uma comissão, mesmo que este não seja filiado a sua legenda. Se Bonifácio não conseguir retornar à CCJ, Rodrigo Pacheco terá que designar um novo relator. Apesar de ter pedido para que o parlamentar deixasse a relatoria da denúncia, o PSDB não deve puni-lo caso ele recorra a outra legenda para se manter à frente do caso.

O parlamentar mineiro estava se debruçando sobre a defesa de Michel Temer e dos ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência) e tinha o prazo de cinco sessões para apresentar o relatório sobre a denúncia, que segundo os bastidores, tendia a ser pela rejeição da autorização para que o presidente fosse processado.

O principal motivo para o PSDB preferir um relator que não fosse do partido para a denúncia era evitar que um parecer favorável a Temer fosse entendido como uma posição oficial do partido.