PRÓSTATA: AL-PB reforça importância de cuidados preventivos e quebra de tabus
Por Edmilson Pereira - Em 4 anos atrás 531
“Vai deixar de ser homem, hein?” ou “Cuidado para não gostar e querer ir ao consultório todo dia”. Essas frases, tão comuns entre os homens, só comprova que exame de prevenção ao câncer de próstata ainda é um tabu, envolvido de muito preconceito e machismo.
Ao contrário do que dizem, o exame de próstata não modifica a orientação sexual de ninguém, mas, a falta de cuidados preventivos pode custar a vida. E é pensando nessa quebra de tabus e reforçando a importância da prevenção contra essa doença que a Assembleia Legislativa da Paraíba, neste mês de novembro, levanta a bandeira azul para alertar a sociedade sobre a importância deste tema.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a cada 38 minutos um homem morre devido a complicações do câncer de próstata, sendo a segunda maior causa de morte oncológica nos homens. Em dez anos, 139 mil homens morreram no Brasil em decorrência da doença. Cento e trinta e nove mil homens que, por medo da “zoação”, sentiram-se constrangidos em realizar o exame e perderam a chance do diagnóstico e do tratamento precoce da doença, o que poderia aumentar as chances de cura em 95%.
Para ajudar as pessoas a entenderem a doença e reforçar a importância dos cuidados preventivos, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) elaborou uma série de ações. Durante todo este mês de novembro, a fachada da ALPB ficará iluminada com a cor azul. Além disso, o portal da Assembleia (www.al.pb.leg.br) também mudou de cor para alertar sobre a campanha e nas redes sociais da Casa o assunto está sendo abordado durante todo o mês com informações sobre a importância do diagnóstico precoce.
A TV Assembleia também abraçou a causa e está com o tema em destaque na sua programação. Durante o programa “Vida Saúde”, é possível conferir uma série de reportagens sobre a doença, importância de cuidados preventivos, sintomas e tratamento. Já no “Viva Saúde”, o urologista e diretor Geral do Hospital Laureano, Thiago Lins, e o urologista e diretor da Urologia do Hospital Laureano, Fábio Martínez, esclarecem dúvidas sobre o exame de toque e sobre os cuidados necessários para prevenir a doença.
“Os homens precisam aprender com as mulheres: visitar seu médico e ter um médico que possa acompanhar alterações fisiológicas. Nós nos expomos mais e nos cuidamos menos. É preciso mudar essa cultura”, alertou o urologista Fábio Martínez.
“É preciso falar sempre sobre o assunto. Só com informação conseguiremos mudar a realidade atual”, reforçou o presidente da ALPB, Adriano Galdino (PSB). A iniciativa da Casa é uma maneira de chamar atenção para o combate à doença e para a quebra de tabus sobre o exame de toque.