PROPINA: Coronel do Corpo de Bombeiros e empresário da construção civil são investigados pelo Gaeco da Paraíba por corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro
Por Edmilson Pereira - Em 5 anos atrás 1043
O Ministério Público da Paraíba deflagrou, na manhã desta sexta-feira (23) a Operação Backfire, para apurar a prática de crime de corrupção na Diretoria de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiro Militar do Estado. A ação foi executada pelo Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (Ncap) e pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), órgãos do MP/PB.
O coronel José Carlos de Souza Nóbrega, do Corpo de Bombeiros da Paraíba, e o engenheiro civil Diego da Silva Castro, são investigados por corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro.
Os promotores de Justiça do Ministério Público Estadual investigam indícios de confecção e liberação fraudulenta e ilegal de laudos e projetos de combate a pânico e incêndio, exigidos para autorização de funcionamento de comércio e outras atividades. Para isso, os envolvidos estariam recebendo entre R$ 200 e R$ 20 mil. Ainda de acordo com a investigação, há indícios de participação de empresas e pessoas ligadas à construção civil.
Na operação desta sexta-feira, foram realizadas buscas e apreensões nas residências de dois investigados, na Diretoria de Atividades Técnicas e no Comando Geral do Corpo de Bombeiros, com o objetivo de apreender documentos que subsidiem a investigação.
O nome da operação faz referência à expressão traduzida do inglês como “tiro pela culatra”, um fogo que sai pelo caminho errado ou, como usado pelos bombeiros, colocar um fogo contra outro.