Projeto que permite acompanhante a paciente de Covid-19 internado em hospital é aprovado com emenda do deputado Anísio Maia

Projeto que permite acompanhante a paciente de Covid-19 internado em hospital é aprovado com emenda do deputado Anísio Maia

Por Valter Nogueira - Em 4 anos atrás 476

A emenda de Maia admite a presença de acompanhante desde que este seja da área médica

 

O deputado Anísio Maia (PT) se posicionou contra a possibilidade de levar pessoas despreparadas para o interior de um hospital que trata de doença infectocontagiosa, para acompanhar pacientes, a menos que seja um acompanhante da área médica. Com essa visão, o deputado apresentou, nesta terça-feira (9), emenda ao projeto nº 2.200/2020, que assegura acompanhante a pacientes com Covid-19.

O projeto em questão, de autoria do deputado Wallber Virgolino (Patriota), foi aprovado com a emenda do deputado Anísio Maia, por maioria de votos, na sessão de hoje da Assembleia Legislativa da Paraíba, realizada de forma remota.

“Não podemos, sobre hipótese nenhuma, baixar a guarda. É impraticável admitir pessoas no interior de hospitais onde existe doença infectocontagiosa,  mesmo que seja para acompanhar pacientes, a menos que este acompanhante seja da área médica”, declarou o deputado petista.

De acordo com Anísio Maia há protocolo médico sobre o assunto em questão, não só no Brasil, mas a nível internacional. O parlamentar informa que não se pode admitir qualquer pessoa para ser acompanhante de paciente com doença infectocontagiosa, principalmente com Covid-19, no atual momento em que a situação no país  se assemelhe a um cenário de guerra.

“Ao admitir um acompanhante que não seja da área de Saúde, essa pessoa pode se contaminar ou contaminar outras pessoas. Isto é, levar doença para o hospital, o que contribuirá para o aumento do índice de infecção hospitalar”, acrescentou.

Por Valter Nogueira