Projeto de Lei: Camila Toscano defende inclusão do Confep no calendário oficial de eventos da Paraíba

Projeto de Lei: Camila Toscano defende inclusão do Confep no calendário oficial de eventos da Paraíba

Por Edmilson Pereira - Em 4 dias atrás 402

O Congresso Paraibano de Municípios e a Feira de Oportunidades e Negócios (Confep), promovidos pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), podem entrar no calendário oficial de eventos da Paraíba.  A proposta é da deputada estadual Camila Toscano, através de proposta do Projeto de Lei 4.083/25, em tramitação na Assembleia Legislativa da Paraíba, que reconhece a relevância econômica, institucional e social que o evento representa para o estado, sendo fundamental sua presença no calendário de grandes eventos.

“O Confep atrai gestores públicos de todos os municípios paraibanos, promovendo o fortalecimento do municipalismo, a troca de experiências e a difusão de soluções inovadoras para os desafios da administração pública local. Então, diante do impacto positivo e da abrangência do evento, a sua inserção no Calendário Oficial do Estado da Paraíba se faz necessária como forma de reconhecimento institucional e estímulo à continuidade dessa importante iniciativa voltada à valorização do municipalismo paraibano”, destacou a deputada.

O Confep chegou, este ano, à segunda edição, ocorrendo entre os dias 2 e 4 de abril, no Centro de Convenções de João Pessoa. O evento contou com três espaços distintos para a realização de palestras, painéis, exposições e oficinas, proporcionando um ambiente qualificado para que prefeitos e prefeitas pudessem dialogar com órgãos de controle, bancadas legislativas, instituições públicas e privadas, além de empresas especializadas em soluções para a gestão pública.

Destinado a prefeitos(as), secretários(as), assessores(as) e demais agentes das administrações municipais paraibanas, o Congresso apresentou iniciativas voltadas à melhoria da qualidade dos serviços públicos, ao fortalecimento da gestão local e à aproximação entre as esferas de governo.

Nesta edição, o Confep também contou com a Feira dos Municípios, espaço dedicado à valorização das identidades culturais, gastronômicas, turísticas e econômicas de cada cidade. Os estandes funcionaram como vitrines das riquezas locais, e houve ainda atrações artísticas e musicais, promovendo a integração e a visibilidade das potencialidades regionais.

Para integrar o calendário oficial de eventos da Paraíba, o projeto deve ser aprovado na Assembleia Legislativa e, depois, sancionado pelo governador do estado.