Projeto da deputada Camila cria “Passaporte Paraibano” para pontos com referências culturais, educacionais e históricas como incentivo ao turismo
Por Edmilson Pereira - Em 3 anos atrás 500
Um passaporte contendo as principais informações turísticas do estado e o registro de passeios aos pontos que possuem referências culturais, educacionais e históricas da Paraíba é uma sugestão apresentada pela deputada estadual Camila Toscano para incentivar o Turismo interno de forma lúdica e criativa. A proposta tramita na Assembleia Legislativa da Paraíba sob número 3.686/22, como Projeto de Lei, e servirá como um documento que registra os locais por onde o turista passou, com o registro de carimbos em cada ponto.
“O Passaporte Paraibano é um incentivo ao turismo local. Ele agregará alguns dos lugares mais importantes para a formação da identidade do paraibano, com referências culturais, educacionais e históricas fundamentais para a comunidade. Para turistas e moradores da Paraíba, será uma oportunidade de aprender e conhecer mais sobre a formação de identidade do homem do Nordeste”, destacou a deputada.
De acordo com o projeto, o registro da presença nos locais turísticos será carimbado no Passaporte Paraibano com o nome ou o elemento figurativo que represente o ponto turístico. Caberá a Secretaria Estadual de Turismo e Desenvolvimento Econômico a elaboração do cadastro dos estabelecimentos comerciais e dos locais com representatividade turística na Paraíba. A Secretaria também poderá confeccionar o Passaporte Paraibano ou firmar parcerias com o setor privado para a confecção.
Camila explica que caberá aos estabelecimentos comerciais interessados em registrar a presença dos turistas no local a aquisição do próprio carimbo com tamanho estabelecido pela Secretaria Estadual de Turismo e Desenvolvimento Econômico.
Segundo a deputada, o Passaporte Paraibano será um documento que permitirá colecionar memórias de afeto pelo estado. Tanto turistas, quanto moradores poderão carregar no bolso o orgulho e as lembranças sentimentais que ficarão registradas por passeios em solos paraibanos.