Programa Celso Furtado: Reeducandos do sistema prisional da Paraíba vão elaborar projetos sobre desenvolvimento econômico e social
Por Edmilson Pereira - Em 2 anos atrás 555
Reeducandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das unidades prisionais do Estado da Paraíba terão a oportunidade de elaborar projetos que visem o desenvolvimento econômico e social a partir de uma observação local.
Os reeducandos paraibanos terão orientação de mentores para formarem equipes e refletirem sobre os problemas sociais e econômicos. No início, serão selecionadas 50 equipes. Ao longo do processo, os estudantes irão aprofundar aspectos da vida e obra de Celso Furtado, assim como da Agenda 2030 da ONU, que engloba os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A partir desse conhecimento adquirido, cada equipe deverá elaborar um projeto de desenvolvimento e apresentar, ao final, para uma banca de especialistas. Serão selecionados os quatro melhores projetos, de acordo com os critérios do edital. Os mentores ou as mentoras das equipes receberão bolsas Fapesq ao longo de um ano.
Ou seja, durante o intervalo pedagógico previsto no edital, o reeducando atravessa estágios de aprendizado relacionado a temas como o bem-estar no convívio social, a eficiência das instituições, a educação e cultura, e o desenvolvimento regional. São temas presentes no pensamento de Celso Furtado. As etapas serão detalhadas no Manual Pedagógico “Educação em Prisões de 2022” (disponível no site da SEECT), que deverá servir de subsídio para a construção do projeto.
A participação no desafio do programa Celso Furtado está restrita às equipes formadas por estudantes matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), dos ciclos I ao VI, das unidades prisionais do Estado da Paraíba. Os mentores poderão ser docentes, gestores e coordenadores pedagógicos da Rede Estadual, que atuem no âmbito da EJA prisional; ou servidores da Administração Penitenciária, desde que tenham diploma de ensino superior.
As inscrições podem ser feitas até o dia 4 de outubro. Poderá se inscrever mais de uma equipe de uma mesma unidade, desde que não tenham participantes comuns em mais de uma equipe, seja de estudantes ou de mentores. Cada equipe deverá ser composta por, no mínimo, quatro estudantes e, no máximo, seis. Acesso a informações: linktr.ee/
O Programa Celso Furtado tem o objetivo de aproximar os estudantes da Rede Estadual de Educação da vida e obra de Celso Furtado, por meio do Projeto de Intervenção Pedagógico (PIP) criado e gerenciado pela SEECT para unidades escolares que ofertam os anos Finais do Ensino Fundamental (8º e 9º anos), o Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (ciclos IV, V e VI) e as Unidades Educacionais do Sistema Prisional (Regime Fechado).
Fonte: Secom PB
Foto: Ascom TJPB