Processo sobre indicação de Alanna Galdino como conselheira do TCE-PB só começará ser apreciado a partir do dia 29/03

Processo sobre indicação de Alanna Galdino como conselheira do TCE-PB só começará ser apreciado a partir do dia 29/03

Por Edmilson Pereira - Em 3 semanas atrás 787

O Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) recebeu na manhã desta quarta-feira (19), a comunicação oficial da Assembleia Legislativaa, com o ato de nomeação de Alanna Camilla Santos Galdino Vieira,  para o cargo de conselheira do TCE-PB, assinado pelo governador João Azevêdo, na noite dessa terça-feira (18), poucas horas depois dos deputados estaduais terem aprovado o Decreto Legislativos, com 31 votos favoráveis, um contra e uma abstenção, o nome da candidata para o cargo.

O ato de nomeação de Alanna Galdino já publicado no Diário Oficial do Estado, edição desta quarta-feira (19).

O conselheiro Antônio Nominando Diniz Filho será o relator do processo administrativo que verificará o cumprimento dos requisitos constitucionais necessários para posse da indicada ao cargo de conselheira, conforme prevê artigo 46, do Regimento Interno do Tribunal de Contas.

O currículo de Alanna Galdino indica formação em Direito, graduação em andamento em medicina e cursos de pós-graduação em andamento em áreas contábeis. Para atender ao pré-requisito de dez anos de experiência em área compatível com a função de conselheira, ela apresentou vínculo comissionado de pouco mais de onze anos na Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado.

A vaga que Alanna Galdino vai ocupar decorre da aposentadoria do ex-conselheiro Arthur Cunha Lima, homologada no final de 2024. A indicação de uma mulher para o cargo foi uma reivindicação da bancada feminina da Casa e teve apoio de ampla maioria dos parlamentares. Ela obteve o voto de 31 deputados presentes.

Em viagem oficial à Espanha, na cidade de Salamanca, o conselheiro Nominando Diniz só começará analizar o processo a partir do dia 29/03, quando já estará na Paraíba.

Ex-presidente e atual corregedor do TCE, o conselheiro foi convidado a falar em um dos painéis do VI Congresso Internacional de Controle e Luta contra a Corrupção que ali se desenvolverá, a partir da segunda-feira (24/03), até a sexta-feira seguinte, com o patrocínio, também, do Instituto Rui Barbosa (IRB), associação criada em 1973 pelos Tribunais e Contas do Brasil.

Foto: Divulgação/TCE-PB