PRISÃO: Alta cúpula do PT acredita que Lula será preso ainda neste mês
Por Edmilson Pereira - Em 7 anos atrás 969
O Partido do Trabalhadores precisa decidir se segue com Lula até o fim ou aposta em nome alternativo. Lula diz que vai até o fim e que o partido não tem plano B. Mas na alta cúpula do PT, a avaliação é que o pedido de prisão do ex-presidente possa acontecer ainda em março.
Será um baque gigantesco nas possibilidades eleitorais de Lula, tanto juridicamente quanto de imagem. Resta ao partido seguir com o discurso de que Lula está sendo perseguido ou, com a ajuda dele mesmo, criar um nome alternativo. Hoje, o PT está inclinado para a primeira opção.
O ex-governador da Bahia, Jaques Wagner , que é um nome cotada para substituir Lula está enrolado com a Polícia Federal, que realizou no dia 26/02 a Operação Cartão Vermelho, com busca e apreensão no âmbito da investigação que apura irregularidades na contratação dos serviços de demolição, reconstrução e gestão da Arena Fonte Nova. Os suspeitos , entre eles, Jaques Wagner, são envolvidos em fraude na licitação, superfaturamento, desvio de verbas públicas, corrupção e lavagem de dinheiro.
A Polícia Federal pediu, inclusive, a prisão do ex-governador da Bahia Jaques Wagner (PT), do secretário de Casa Civil do Estado, Bruno Dauster, e de um empresário. As solicitações, no entanto, foram negadas pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), responsável pelos mandados que deflagraram nesta segunda-feira, 26, a Operação Cartão Vermelho.
O ex-presidente Lula foi condenado em 1ª e 2ª instância no caso do Triplex do Guarujá (SP) a 12 anos e 1 mês em regime fechado, m e tão logo se encerrem os recursos que restam aos seus advogados, cujos prazos se esgotam até o final deste mês de março, Lula terá que ser preso para cumprir a pena imposa.