PREVENÇÃO: Prefeitura de Patos intensifica testes rápidos e conscientiza sobre tratamento e prevenção ao HIV/Aids, no "Dezembro Vermelho"

PREVENÇÃO: Prefeitura de Patos intensifica testes rápidos e conscientiza sobre tratamento e prevenção ao HIV/Aids, no “Dezembro Vermelho”

Por Edmilson Pereira - Em 5 anos atrás 655

Com o objetivo de intensificar ações e promover sensibilização da população em relação ao HIV e ISTs (Infecções sexualmente transmissíveis), a Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria da Saúde, mais uma vez se engaja na campanha Dezembro Vermelho.

Samara Marques, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, setor vinculado à Secretaria Municipal da Saúde, lembrou que a oferta de testes rápidos para diagnosticar casos de HIV, sífilis e hepatites B e C é uma constante ao longo de todo o ano, seja nas unidades básicas de saúde ou no Centro de Testagem e Aconselhamento – Serviço de Atendimento Especializado.

O CTA/SAE possui uma equipe multiprofissional capacitada para absorver a demanda relacionada aos testes rápidos, e ainda no tocante aos casos confirmados através desses testes. Ou seja, trata-se de uma rede de acolhimento capaz de tratar e acompanhar os pacientes diagnosticados.

Samara reforçou que neste mês de campanha as unidades básicas e o CTA/SAE intensificam a conscientização sobre o uso dos preservativos masculino e feminino, e também para a importância dos testes rápidos como forma de diagnóstico precoce e do tratamento do HIV e das Infecções sexualmente transmissíveis.

Além da intensificação dos testes rápidos, Samara Marques informou que em poucos dias será divulgado para a imprensa em geral um cronograma de ações alusivas à campanha Dezembro Vermelho, com a realização de eventos nas principais unidades de saúde do município.

Casos notificados de HIV

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Samara Marques, a cidade de Patos possui 24 casos notificados de HIV. Se comparado a 2018, houve um pequeno aumento nestes casos.

Ainda segundo Samara Marques, este acréscimo no número de casos notificados é devido ao aumento da procura por parte da população pelos testes rápidos, que consequentemente contribuem para o diagnóstico final e o tratamento adequado através do CTA/SAE.

O CTA/SAE fica localizado na rua Alto Casteliano, número 1352, bairro Jardim Guanabara, na mesma rua do CAPS Infantil.

Fonte: Assessoria de Comunicação