Prefeitura e Iphan vão agilizar projeto de recuperação de ruas que ligam as partes alta e baixa da cidade no Centro Histórico de João Pessoa

Prefeitura e Iphan vão agilizar projeto de recuperação de ruas que ligam as partes alta e baixa da cidade no Centro Histórico de João Pessoa

Por Edmilson Pereira - Em 7 meses atrás 66

A Prefeitura de João Pessoa e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vão atuar, conjuntamente, para agilizar a execução do projeto Vias de Acesso, que objetiva a reforma e requalificação de ruas que fazem a ligação entre as partes alta e baixa da cidade.

As principais obras são de retirada de revestimento asfáltico sobre trechos em paralelepípedos de valor histórico, de melhorias de passeios públicos, de acessibilidade e adequação de calçadas, além da reforma de praças.

Visitas in loco – O compromisso foi firmado ao término de dois dias de visitas de dirigentes do Iphan ao Centro Histórico da Capital. Vieram a João Pessoa o diretor do Departamento de Ações Estratégicas e Intersetoriais, Daniel Sombra, e o coordenador de Projetos e Obras, Bruno Resende. Em companhia de representantes da Prefeitura e do superintendente do Instituto na Paraíba, Emanuel Braga, eles observaram in loco as áreas onde estão previstas as intervenções.

Prefeitura e Iphan pactuaram promover alguns ajustes pontuais no projeto que não interferem no objetivo e no alcance das ações propostas; bem como trabalharem em conjunto para remover eventuais entraves burocráticos, de modo a agilizar a liberação do projeto para licitação e sua execução.

Ruas, ladeiras e praças – Serão contemplados vias e lugares emblemáticos do Centro Histórico, como a Rua da Areia, a ladeira da Borborema e a travessa São Francisco, e as praças Antenor Navarro e Dom Ulrico.

O Vias de Acesso foi idealizado para criar rotas requalificadas e acessíveis com destino à região do Porto do Capim, às margens do Rio Sanhauá, local de origem da cidade que nasceu a partir do rio e cresceu em direção ao mar.

Os caminhos passam também, entre outros pontos, por locais como o Beco dos Milagres, rua Padre Antônio Pereira, Largo de São Frei Pedro Gonçalves e rua Visconde de Inhaúma, finalizando na rua Frei Vital. As praças Dom Ulrico e da Socic serão requalificadas, enquanto a praça Antenor Navarro passará por nova recuperação.

Conventinho – Na terça-feira, os dirigentes do Iphan visitaram as obras de restauração do Conventinho, ora em execução noutra parceria da Prefeitura com o Iphan . Eles estavam na companhia do vice-prefeito Leo Bezerra, dos secretários de Infraestrutura, Rubens Falcão; do Planejamento, Ayrton Falcão; de Gestão Governamental (Seggov), Diego Tavares; do secretário executivo da Seinfra, Luciano Pereira, além das equipes técnicas de engenharia e arquitetura responsáveis pela obra.

Já na quarta-feira, a visita foi feita com participação do secretário de Planejamento, Ayrton Falcão, da secretária da Habitação, Socorro Gadelha, das equipes técnicas de engenharia e arquitetura da Seplan, e do padre Marcondes, que coordenou a visitação aos conjuntos arquitetônicos das igrejas do Carmo e São Francisco.

A secretária Socorro Gadelha e sua equipe técnica mostraram para os dirigentes do Iphan detalhes e o estágio de tramitação no Governo Federal dos projetos de recuperação dos prédios das Nações Unidas e do antigo IPASE, no Ponto de Cem Réis. E, também, o de revitalização do Porto do Capim, este incluído no programa Periferia Viva e recém escolhido no Novo PAC Seleções com recursos já assegurados de R$ 100 milhões.

Foto: Assessoria/Secom JJ