Prefeitura de João Pessoa lança programa ‘Bora Comer’ com terceira refeição para mais de 220 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social

Prefeitura de João Pessoa lança programa ‘Bora Comer’ com terceira refeição para mais de 220 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social

Por Edmilson Pereira - Em 1 ano atrás 457

A Prefeitura de João Pessoa vai garantir uma terceira refeição a 226.800 pessoas, pelo programa ‘Bora Comer’,  que serão fornecidas através de seis cozinhas comunitárias do Município. O programa foi lançado na manhã desta terça-feira (11) pelo prefeito Cícero Lucena (Progressista)

“Nossa gestão tem o compromisso de cuidar da população e nenhum cuidado é mais elementar do que a garantia do alimento e a erradicação da fome. Temos programas como o ‘Pão e Leite’, que já obteve reconhecimento nacional, ampliamos o número de refeições servidas nos restaurantes populares e agora trazemos mais uma refeição para as cozinhas comunitárias, garantindo que as pessoas possam comer três vezes ao dia”, afirmou o prefeito Cícero Lucena, que estava acompanhado da primeira-dama Lauremília Lucena, do vice-prefeito Leo Bezerra (PSB) e várias autoridades políticas e lideranças comunitárias.

Na mesma solenidade, Cícero  anunciou a construção de três novas cozinhas, em Cruz das Armas, Mandacaru e no Alto do Mateus.

As refeições são gratuitas e atendem à população cadastrada nas cozinhas comunitárias. A partir de agora, além do almoço, estes equipamentos também vão fornecer o jantar, para isso o horário de funcionamento passa a ser ampliado, abrindo também à noite. Com o programa, o número de refeições distribuídas em 2023 nas cozinhas será 680,4 mil, 125% a mais que em 2019, quando foram entregues 202,4 mil pratos.

A secretária municipal do Desenvolvimento Social, Norma Gouveia, projetou que a Prefeitura vai distribuir 1,4 milhão de refeições em 2023 quando unificados os serviços das cozinhas comunitárias e restaurantes populares. “Essa política demonstra compromisso com a população, promovendo respeito, dignidade e emancipação, pois a política de segurança alimentar tem esse olhar contextual e combate não só a fome naquele momento, mas restaura a dignidade humana”, declarou.

Vanessa do Nascimento, de 33 anos, ficou feliz com a mudança. Ela é atendida pela cozinha do Jardim Veneza junto à sua avó e seu sobrinho. “Faz toda a diferença na nossa vida porque estou desempregada e a cozinha é nossa certeza da comida e agora fico mais feliz ainda pois vamos ter almoço e janta”, celebrou.

Estiveram presentes no evento o deputado estadual João Gonçalves; os vereadores Odon Bezerra, Durval Ferreira e Professor Gabriel; o secretário executivo do Desenvolvimento Social, Diogo Leitão; e o presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, Sérgio Lucena.

Foto Dayse Euzébio