Prefeitura de João Pessoa inicia formação de novas voluntárias do programa de Doulas Comunitárias

Prefeitura de João Pessoa inicia formação de novas voluntárias do programa de Doulas Comunitárias

Por Edmilson Pereira - Em 7 anos atrás 733

A partir do dia 19 de agosto, a Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, inicia a formação das 27 mulheres selecionadas para o programa Doulas Comunitárias Voluntárias. As capacitações serão realizadas no Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Canto da Harmonia, no Valentina Figueiredo, nos turnos da manhã e tarde.

Durante as aulas, divididas em cinco módulos, serão abordados temas como: funções das doulas no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), assistência ao parto e políticas referentes à saúde da mulher, a doula no pós-parto, aleitamento materno, introdução a práticas integrativas no parto, plano de parto, violência obstétrica e acompanhamento psicológico. A formação visa inserir as voluntárias em rodas de diálogo com profissionais de saúde, gestantes e mães para compartilhar experiências sobre gestação e maternidade.

“É um programa que auxilia na humanização do parto, com as doulas fazendo o acompanhamento das gestantes do pré-natal até a hora do parto. Existe uma lei municipal que garante esse direito as mulheres e nos estamos capacitando essas doulas para que, cada vez mais, João Pessoa tenha um número maior de voluntárias nesse processo”, disse a secretária de Políticas Extraordinárias para as Mulheres, Lídia Moura.

O ‘Doulas Voluntárias’ foi implantado na Prefeitura de João Pessoa em 2012, onde já capacitou mais de 120 mulheres. Este ano, o programa vai para a sua 5ª edição e propõe uma nova formatação, que deve alcançar um número maior de gestantes, pois vai atuar diretamente nas comunidades e por um período maior.