O Governador, Geraldo Alckmin, Inaugura o Setor de Hemodialise do Hospital Geral de Promissao. Onde vai conhecer e tira foto com pacientes.  Local: Promissao/SP
Data: 01/09/2012
Foto:duAmorim/A2 FOTOGRAFIA

Prefeitura de João Pessoa entrega nesta quarta-feira primeiro Centro Municipal de Hemodiálise

Por Wamberto Ferreira - Em 7 anos atrás 915

O Governador, Geraldo Alckmin, Inaugura o Setor de Hemodialise do Hospital Geral de Promissao. Onde vai conhecer e tira foto com pacientes.
Local: Promissao/SP
Data: 01/09/2012
Foto:duAmorim/A2 FOTOGRAFIA

A Prefeitura Municipal de João Pessoa entrega, nesta quarta-feira (16), o primeiro Centro Municipal de Hemodiálise, situado no anexo do Hospital Municipal Santa Isabel . Ao todo, foram investidos mais de R$ 4 milhões, entre obras e aquisição de equipamentos. O novo espaço é o primeiro do serviço público na área de nefrologia e tem capacidade para realizar 32 atendimentos por turno. A solenidade de entrega acontece a partir das 9h e contará com a presença do prefeito Luciano Cartaxo.

O Centro Municipal de Hemodiálise Doutor Geraldo Guedes Pereira deve realizar mais de 2,3 mil sessões do procedimento por mês de moradores da Capital e de mais 208 municípios pactuados. No local, cada usuário com problema renal crônico será submetido a três sessões semanais de hemodiálise. Com a inauguração deste Centro, o município de João Pessoa oferecerá serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças renais.

O modelo proposto potencializa o atendimento gratuito, resolutivo e qualificado aos usuários acometidos por patologias renais crônicas, compondo uma rede organizada de atendimento na área de nefrologia. De maneira geral, favorece a efetiva redução de formalidades burocráticas na execução de serviços e atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Todos os usuários que necessitem de diálise são encaminhados pela diretoria de Regulação da rede de Saúde da Capital, e já contam com outras quatro clínicas habilitadas pelo Ministério da Saúde e contratadas pela prefeitura, portanto, não há demanda reprimida no município de João Pessoa”, enfatizou Adalberto Fulgêncio, secretário de Saúde.

Estrutura do novo Centro – quatro salas para hemodiálise, consultórios médico e de enfermagem, sala multiprofissional (com assistente social , psicólogo, nutricionista), salas administrativas, copa, sala de emergência e farmácia.