Prefeito Luciano entrega kits de robótica com nova tecnologia para escolas da rede municipal
Por Elison Silva - Em 6 anos atrás 770
O prefeito Luciano Cartaxo, entrega, esta segunda-feira (24), em solenidade a partir das 9h, kits de robótica na Escola Municipal Frei Afonso, no bairro do Roger, . A escola foi campeã, nesse mês de setembro, do nível 1 na XII edição da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), etapa Paraíba, em evento realizado na Estação das Artes, no Altiplano.
A prefeitura de João Pessoa está investindo R$ 500 mil em novos kits, que agora irão utilizar a tecnologia Arduino, um hardware diferenciado do qual é utilizado na atualidade nas aulas de Robótica Educacional.
O novo sistema irá proporcionar um melhor desempenho nas participações em campeonatos, como também, promover o estudo de temas relacionados à cidadania e ao desenvolvimento sustentável da natureza.
As aplicações da nova tecnologia são as mais variadas em termo de diversão passando pela arte, automação residencial e jogos. Os kits são compostos por sensores de cor, óptico e de vibração, drive motor, uma Placa Uno, além de outros equipamentos.
Conquistas – em 2013, alunos da Escola Municipal Apolônio Sales ganharam o 1º lugar na Competição Brasileira de Robótica, em Fortaleza, na categoria ‘Robocup Junior Dance Primary’.
Em 2014, no Mundial de Robótica ocorrido aqui mesmo em João Pessoa, eles foram campeões da categoria ‘Super Team’, com uma equipe formada por estudantes pessoenses, dos Estados Unidos e da Áustria.
Na RoboCup 2015, realizada na China, os alunos da Escola Municipal Apolônio Sales de Miranda, venceram a disputa no quesito ‘Interação Humana com Robô’.
Em 2016, os alunos da Escola Municipal Moema Tinoco Cunha Lima conquistaram o 3º lugar na XIV Competição Latino-americano de Robótica (Larc), em Recife.
Em 2017, no Campeonato Latino-americano de Robótica, na cidade de Curitiba (PR), na categoria de Futebol, os alunos ficaram na terceira posição. Na categoria Dança foram três premiações: segundo, terceiro e quarta colocação.
Estágios – a robótica na Rede Municipal também abriu caminhos para o mercado de trabalho. Estudantes de robótica da Rede Municipal já foram selecionados para estágios em empresa nacional e outros ganharam bolsa de estudo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).