Prefeito Cícero renova por 180 situação de calamidade pública em João Pessoa em função da pandemia

Prefeito Cícero renova por 180 situação de calamidade pública em João Pessoa em função da pandemia

Por Elison Silva - Em 4 anos atrás 445

O prefeito Cícero Lucena (Progressista)  renovou,   por mais 180 dias, o decreto de calamidade pública em João Pessoa, para continuar com as medidas necessárias para o enfrentamento à pandemia do Coronavírus. A decisão foi publicada no Semanário Municipal, na edição desta sexta-feira (2).

De acordo com o decreto, o Poder Executivo solicitará, por meio de mensagem a ser enviada à Assembleia Legislativa, reconhecimento do estado de calamidade pública para os fins do disposto no artigo 65 da Lei de Responsabilidade Fiscal.

No documento, o Poder Municipal justifica a atitude com base em Lei nacional (13.979/2021), que dispõe sobre medidas de enfrentamento à emergência de Saúde Pública decorrente do coronavírus; e no decreto estadual (41.209/2021) que instituiu em todo o território do Estado o Estado de Calamidade em decorrência do “desastre natural” da Covid-19.

Para tal ato, o prefeito considerou a repercussão nas finanças públicas e na imposição do aumento de gastos públicos que as medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional da pandemia.

Também considera os alertas das secretarias de Receita e das Finanças para o comprometimento grave das metas fiscais -da arrecadação de tributos, pela redução da atividade econômica.