Prefeito Cícero exonera todos os secretários e ocupantes de cargos comissionados da Prefeitura de João Pessoa

Prefeito Cícero exonera todos os secretários e ocupantes de cargos comissionados da Prefeitura de João Pessoa

Por Edmilson Pereira - Em 19 horas atrás 1302

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena exonerou todos os secretários do município, os executivos, adjuntos, superintendentes e diretores das autarquias e fundações, bem como, todos os servidores comissionados e ocupantes de funções de confiança da administração direta e indireta municipal da Capital.

As exonerações constam de decreto assinado pelo prefeito Cícero Lucena (Progressista) publicado no Diário Oficial da Prefeitura de João Pessoa desta terça-feira (07).

No mesmo o decreto, o prefeito Cícero Lucena também revogou todas as cessões de servidores efetivos da administração direta e indireta, com ou sem ônus. Todos devem retornar às repartições de origem num prazo de 5 dias, a partir da publicação do decreto desta terça-feira.

São exceções as servidoras que estejam gestantes ou em gozo de licença-maternidade, e servidores em gozo de auxílio-doença ou licença para tratar da própria saúde.

O decreto configura um ato protocolar, como medida em preparação da nomeação da nova equipe do segundo governo iniciado em 1º de janeiro. Todos os servidores exonerados através do ato, conforme a legislação, devem permanecer respondendo por seus cargos até a dispensa, com a posse do substituto ou determinação da própria permanência.

De acordo com o decreto, https://www.joaopessoa.pb.gov.br/wp-content/uploads/2025/01/2025_Diario_688SUPLEMENTO_0___.pdf, o processo de transição poderá ser replicado pelos próprios auxiliares do primeiro escalão entre os diretores, gerentes e assessores de suas pastas ou órgãos.

Segundo o prefeito, o Município vai exigir no ato de contratação de quaisquer servidores o cumprimento da lei 9.678/2021, que estabelece procedimentos e registros para controle da conformidade legal na posse de nomeados ou designados para cargos em comissão ou função gratificada no âmbito da administração pública municipal direta e indireta. Ela tem como exigência a apresentação de certidões negativas cíveis e criminais em todas as esferas.

Audiência no TCE – O prefeito Cícero Lucena teve uma audiência, na segunda-feira (6), com o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Nominando Diniz, onde solicitou a cooperação do órgão na identificação de servidores com vínculos irregulares ou inaptos para exercer os cargos.

O TCE-PB fará o cruzamento de dados dos servidores municipais de João Pessoa com as suas bases digitais que reúnem informações de todas as estruturas públicas do Estado e municípios da Paraíba.

A ideia é identificar e sanar qualquer irregularidade existente na contratação de pessoal e resguardar o patrimônio público. O prefeito esteve acompanhado de auxiliares das áreas jurídica, administrativa, financeira e de comunicação da Prefeitura de João Pessoa.

“É a renovação do aprofundamento das informações de dados dos servidores municipais, através das informações também no Tribunal de Contas, e que nós desejamos ampliar isso, inclusive, com outros órgãos para que nós possamos cumprir o decreto entre cada servidor, prestador de serviço ou cargos comissionados. Para que possam estar sempre atualizados a sua condição de servidor e se tem algum processo que não abone a sua condição de servidor municipal”, detalhou o prefeito.

O conselheiro Nominando Diniz também avaliou o encontro positivamente, destacou o interesse público e a clareza das ações da Prefeitura no trato com o bem público. Ele também anunciou que estará disponibilizando um auditor exclusivamente para atuar em conjunto com o procurador-geral de João Pessoa. “O Tribunal continua de portas abertas para o Município de João Pessoa e aos demais municípios do Estado da Paraíba. Entendemos que essa relação é sempre salutar”, destacou.