População denuncia precarização na coleta de lixos em vários bairros de João Pessoa
Por Edmilson Pereira - Em 7 anos atrás 1048
Um levantamento feito por associações de moradores de bairro de João Pessoa aponta que a coleta de lixo em João Pessoa tem piorado nos últimos meses. O levantamento mostra que as áreas mais afastados das chamadas “áreas nobres” da cidade, são as mais prejudicadas. O documento vai ser entregue ao prefeito Luciano Cartaxo , com um pedido explicito para um melhor planejamento na coletia do lixo. Os presidentes de associações anexaram fotos mostrando os acumulos de lixo, como também o relato de moradores sobre irregularidades na passagem dos carros coletores.
Em Mangabeira, por exemplo, os casos mais flagrantes de acúmulos de lixo, são as ruas Alfredo Ferreira da Rocha, onde nas proximidades do Supermercado São José, e próximo ao Bar da Netinha, a área está sendo transformada num verdadeiro lixão. Ainda em Mangabeira, na nascente do Rio do Cabelo, lateral do hospital “Trauminho” e de um condomínio residencial dos Comerciários, a área também foi transformada num lixão e está sendo invadida , por sem tetos. A rua Diógenes Gomes da Silva, no trecho do supermercado Assis, até o colégio estadual Mestre Sivuca, além dos acumulados de lixo, a área vem sendo usada para descarte de sucatas de carros velhos. ” Isso aqui é uma vergonha. Além do lixo, dessas sucatas, ainda temos sérios problemas com a iluminação pública e também com a insegurança. Aqui os assaltos e roubos de celulares acontecem à luz do dia, se queixou Rosemberg Vieira, morador do bairro.
Na Comunidade Laranjeiras, conhecida como baixada Fluminense, interligando Mangabeira ao bairro José Américo, passando pela lateral do cemitério Parque das Acácias, além da irregularidade na coleta de lixo, moradores, principalmente, as crianças, vivem em meio a entulhos, vários tipos de insetos, principalmente, escorpiões.
No bairro da Torre, um dos mais antigos de João Pessoa, onde se concentram grande área comercial e o mercado da feira livre, há muitas queixas de moradores sobre irregularidade na coleta do lixo. Um comerciante do mercado disse que a coleta na área é feita de forma muito irregular e, quando acontece, os agentes ainda deixam restos de lixo pela rua. “Aqui nós já cansamos de reclamar a Emlur, que nada tem feito para melhorar a situação, incluindo a higienização dos banheiros públicos, que estão abandonados, alguns quebrados, interditados e muitos fedentos. E veja que nós pagamos, nada é feito de graça”.
Em Mandacaru , Róger e bairro dos Estado, também há muitas reclamações de moradores, quanto a irregularidade na coleta do lixo, até mesmo na Avenida Tancredo Neves, principal via do bairro. Luiz Brilhante, líder comunitário do Bairro dos Estados, relatou que a coleta de lixo no bairro é muito ruim, e que a Emlur não tem feito o menor esforço para melhorar. “O mercado do Bairro dos Estados o caso é muito sério, pois além do lixo acumulado, comerciantes e feirantes ainda convivem com uma fedentina insuportável”, reclamou Brilhante.