Pleno do TJPB decide encaminhar para Justiça de 1º grau julgamento de Queixa Crime contra deputado Frei Anastácio

Pleno do TJPB decide encaminhar para Justiça de 1º grau julgamento de Queixa Crime contra deputado Frei Anastácio

Em 6 anos atrás 760

Acusado dos crimes de injúria, calúnia e difamação o atual deputado federal Frei Anastácio será julgado pela Justiça de 1º Grau da Comarca de João Pessoa. Essa foi a decisão do Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba, que acatou voto do desembargador Joás de Brito Pereira Filho, relator de uma Queixa Crime nº  0000745-30.2016.815.0000, movida por Aílton Gonçalves da Silva.

“Praticadas as supostas ofensas à honra do denunciante pelo investigado, fora do exercício do mandato de deputado estadual, inclusive, já expirado, impõe-se a remessa dos autos ao foro de primeiro grau, ainda que tenha o agente sido eleito deputado federal, seguindo a nova orientação do STF, firmada nos autos da Questão de Ordem nº  937/2018”, explicou o desembargador Joás em seu voto.

O 1º Subprocurador-Geral de Justiça, Alcides Orlando de Moura Jansen, também se manifestou pela incompetência do Tribunal de Justiça para apreciar o caso. “Verifica-se claramente que os supostos crimes cometidos pelo querelado não guardam qualquer vinculação com a função exercida pelo mesmo. Os autos versam sobre delitos de injúria, calúnia e difamação, não havendo delito contra a administração pública. Demais disso, tratando-se de crime comum, não há qualquer necessidade de qualidade de funcionário público para a prática do delito, pelo que não há que prevalecer o foro por prerrogativa de função”.

A decisão foi publicada na edição desta quarta-feira (6) do Diário da Justiça eletrônico.

Redação e Assessoria do TJPB