Pílula diária de GLP-1, classe do Ozempic, apresenta dados animadores de controle do peso e diabetes

Pílula diária de GLP-1, classe do Ozempic, apresenta dados animadores de controle do peso e diabetes

Por Edmilson Pereira - Em 3 semanas atrás 217

Uma pílula diária pode ser tão eficaz no controle da glicemia (glicose no sangue) e na perda de peso em pessoas com diabetes tipo 2 quanto os populares medicamentos injetáveis Mounjaro e Ozempic, segundo os resultados de um ensaio clínico anunciados na manhã desta quinta-feira, 17, pela farmacêutica Eli Lilly.

O medicamento, chamado orforglipron, pertence à classe dos GLP-1, um grupo de remédios que se tornaram sucesso de vendas por seus efeitos na perda de peso. No entanto, os GLP-1 são caros, precisam ser mantidos refrigerados e devem ser aplicados por injeção. Uma pílula que produza resultados semelhantes tem o potencial de ser muito mais amplamente utilizada.

“Nas próximas décadas, 700 milhões de pessoas no mundo terão diabetes tipo 2, e mais de um bilhão terão obesidade”, afirmou Daniel Skovronsky, diretor científico da Lilly. “Injeções não podem ser a solução para bilhões de pessoas ao redor do mundo.”

Os resultados anunciados pela Lilly vieram de um ensaio clínico com 559 pessoas com diabetes tipo 2 que tomaram o novo comprimido ou um placebo durante 40 semanas.

Nos pacientes que tomaram o orforglipron, os níveis de glicose no sangue caíram entre 1,3% e 1,6% — uma redução semelhante à observada, no mesmo período, em pacientes que tomaram Ozempic e Mounjaro em outros estudos. Em 65% das pessoas que tomaram a nova pílula, os níveis de glicose caíram para a faixa considerada normal.

Os participantes que usaram o novo medicamento também perderam peso — até 7,3 quilos, sem atingir um platô até o fim do estudo. A perda de peso foi semelhante à obtida em 40 semanas com o Ozempic, mas um pouco inferior à observada com o Mounjaro em outros estudos.

Fonte: Estadão

Foto: George Frey/Reuters