PF faz busca em apreensão no Royal Trade Center e senador Fernando Bezerra Coelho, líder do governo Bolsonaro é o principal alvo

PF faz busca em apreensão no Royal Trade Center e senador Fernando Bezerra Coelho, líder do governo Bolsonaro é o principal alvo

Por Edmilson Pereira - Em 5 anos atrás 1071

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) é alvo de operação da Polícia Federal que é realizada na manhã desta quinta-feira no Congresso. O pernambucano é líder do governo Bolsonaro no Senado.
A PF também mira o deputado Fernando Coelho Filho (DEM-PE), filho do senador.
Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão. O ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal) autorizou as ações.

O inquérito apura desvio de dinheiro público de obras no Nordeste. Os fatos investigados são do período em que Fernando Bezerra Coelho era ministro da Integração Nacional de Dilma Rousseff (PT). Na época, FBC era filiado ao PSB e era nome de confiança do ex-governador Eduardo Campos no governo petista.

A Polícia Federal confirmou que estão sendo cumpridos mandados de prisão em Pernambuco, mas não forneceu detalhes à imprensa. Segundo a PF, há uma “grande operação” em curso.

Em João Pessoa, agentes da Polícia Federal fizeram busca e apreensão no edifício Royal Trade Center, localizado na Avenida Epitácio Pessoa, na empresa Instituto Alfa.Segundo informações, a empresa seria especialistas em soluções governamentais, pesquisas eleitorais, elaboração e desenvolvimento de sites de prefeituras, entre outros.

A defesa do senador emitiu uma nota à imprensa comentando o fato, leia na íntegra:
Causa estranheza à defesa do senador Fernando Bezerra Coelho que medidas cautelares sejam decretadas em razão de fatos pretéritos que não guardam qualquer razão de contemporaneidade com o objeto da investigação. A única justificativa do pedido seria em razão da atuação política e combativa do senador contra determinados interesses dos órgãos de persecução penal.

Em nota, a defesa do senador disse que recebeu a notícia da operação com “estranheza” e que a “única justificativa” para os mandados de busca e apreensão no gabinete do senador “seria em razão da atuação política e combativa do senador contra determinados interesses dos órgãos de persecução penal”.

Bezerra foi escolhido como líder do governo Bolsonaro em 20 de fevereiro de 2019. Como ministro da Integração Nacional, entre 2011 a 2013, o pernambucano foi responsável por parte do projeto de transposição do Rio São Francisco e por outras obras hídricas importantes no país.

Fonte: Diário de Pernambuco