PESQUISA DATAFOLHA: Bolsonaro vai a 28% e Haddad a 16%; Ciro lidera no 2º turno
Por Edmilson Pereira - Em 6 anos atrás 844
Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) oscilaram para cima em pesquisa Datafolha realizada na terça (18) e na quarta (19). O deputado foi de 26% a 28% das intenções de voto para presidente, enquanto o ex-prefeito de São Paulo subiu 3 pontos percentuais.
Alcançou 16% e se descolou de Ciro Gomes (PDT), que manteve os 13% da última pesquisa. Há empate técnico entre os dois, mas o petista tem tendência de alta desde que assumiu a candidatura.
Geraldo Alckmin (PSDB) também estagnou, em 9%, enquanto Marina Silva (Rede) oscilou de 8% para 7%. Nas simulações de segundo turno, Bolsonaro diminuiu a desvantagem que tinha para Ciro, Alckmin e Marina, chegando a empate técnico com os dois últimos.
Contra Haddad, o placar é 41% a 41%, denotando a polarização do eleitorado. O deputado está a 6 pontos de Ciro, único candidato abater todos os rivais na simulação de segundo turno.
Ciro também seria o beneficiário de 76% dos votos de quem é eleitor de Haddad no primeiro turno, 60%, no caso de Alckmin, e 59%, no de Marina.
Segundo o Datafolha, 40% do eleitorado ainda pode mudar de voto. Destes, 15% optariam pelo ex-governador do Ceará, o mais citado por esse grupo. Ciro, porém, tem um obstáculo até o voto útil: 68% de seus eleitores desconhecem seu número, contra 30% dos de Bolsonaro e 22% dos de Haddad. (