Pedro Cunha Lima participa da comitiva do presidente Bolsonaro em solenidade de entrega da Vertente Litorânea, obra que vai beneficiar 680 mil paraibanos com água

Pedro Cunha Lima participa da comitiva do presidente Bolsonaro em solenidade de entrega da Vertente Litorânea, obra que vai beneficiar 680 mil paraibanos com água

Por Edmilson Pereira - Em 2 anos atrás 536

Ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado federal e pré-candidato a governador da Paraíba, Pedro Cunha Lima (PSDB), participou da entrega do lote 1 da Vertente Litorânea da Paraíba, no município de Itatuba, nesta quinta-feira (5). O empreendimento vai beneficiar 680 mil paraibanos de 39 cidades, com recursos hídricos para abastecimento das pessoas e para a produção agropecuária, sobretudo no Agreste.

“Como representante do povo paraibano, eu não poderia deixar de estar aqui para prestigiar este ato tão importante para o nosso estado, que precisa ampliar seus recursos hídricos para retomar o crescimento e se desenvolver”, afirma Pedro. No evento estiveram presentes diversas lideranças políticas, entre elas o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, e o deputado federal e pré-candidato ao Senado, Efraim Filho (União Brasil).

“Enquanto agente público é importante reconhecer uma ação importante do Governo Federal, como esta. Se é importante para a Paraíba, é meu dever estar presente, buscar os investimentos para que nosso estado possa crescer e garantir qualidade de vida para as pessoas”, defende Pedro, acrescentando: “A Paraíba não pode se dar ao luxo de prescindir do apoio do Governo Federal, independente de quem seja o presidente. A Paraíba é maior que qualquer bandeira partidária ou interesses eleitorais. E o governador do estado tem que manter um relacionamento institucional com o presidente da República”, reforçou Pedro.

A Vertente Litorânea foi concebida, planejada e licitada na administração do então governador Cássio Cunha Lima. Com 130,63 quilômetros de extensão, a obra está orçada em R$ 1,4 bilhão, sendo R$ 1,2 bilhão em recursos federais.

Canal das Vertentes Litorâneas, popularmente conhecido como Canal Acauã-Araçagi é um sistema artificial de transporte de água com mais de 130 quilômetros de extensão, localizado no agreste da Paraíba, Brasil. O canal é complementar à transposição do Rio São Francisco e recebe água do rio Paraíba, junto à Represa de Acauã, no município de Natuba, percorrendo o leste do estado e indo em direção à barragem de Araçagi.

História 

O projeto básico da obra iniciou-se em 2004 e foi entregue em 2007, posteriormente, iniciou-se o projeto executivo, com a ordem de serviços tendo sido assinada no final de 2012.

Considerada a porta de entrada das águas do rio São Francisco no estado da Paraíba, que chegam via Canal Leste, o canal Acauã–Araçagi é uma obra de grande envergadura, orçada em 1 042 bilhão de reais.

A obra foi iniciada em outubro de 2012 e além de garantir abastecimento para 631 mil habitantes de 35 cidades. prevê-se que irrigará 16 mil hectares de terras agricultáveis. Tal canal visa a integrar as bacias hidrográficas da região litorânea paraibana a fim de aproveitar as águas vindas do São Francisco. Finda a construção, haverá conexão entre as bacias e sub-bacias do Alto Paraíba, Camaratuba, Gurinhém, Miriri e AraçagiMamanguape.

Fonte: Paraíba Notícia com Assessoria de Imprensa